Projeto de Educação em Saúde Ambiental é lançado em Porto União
O secretário regional Ricardo Pereira Martin esteve nesta quarta-feira, 10, no município de Porto União, representando o governador Raimundo Colombo, no lançamento oficial do Projeto Educação em Saúde Ambiental “Cuidar do meu ambiente é preservar a minha vida”. O evento foi realizado no Centro Empresarial do município, reunindo autoridades, alunos e professores das Escolas de Educação Básica Antônio Gonzaga e Nilo Peçanha.
O lançamento do projeto ainda contou com a assinatura do termo de adesão ao Projeto, firmado entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que foi representada pelo chefe de serviço de Saúde Ambiental da Fundação, Nayglon Goulart. “O município está de parabéns por iniciar esse projeto. Somente 139 municípios no Brasil foram contemplados com o projeto”. Goulart também enfatizou que o projeto tem como prioridade criar uma consciência ambiental nas pessoas, transformando os cuidados que serão destacados, em hábitos de toda população.
O secretário Ricardo Pereira Martin, no ato representando o governador, destacou e parabenizou a participação das escolas estaduais e também o município pela conquista entre tantos municípios do Estado que almejavam o projeto. “Somente seis municípios no Estado todos foram contemplados, e temos orgulho de Porto União e nossa região conquistarem esse projeto tão importante e que muda a realidade da vida de muitas pessoas”.
Também participaram do lançamento, o prefeito do município, Anízio de Souza; secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Rogério Stasiak; chefe do serviço de Saúde Ambiental da Funasa, Nayglon Goulart; gerente regional da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) Canoinhas, Ivo Dolinski, diretoras das escolas estaduais Cléa Stori (EEB Nilo Peçanha) e Viviane Muller (EEB Antônio Gonzaga) e vereadores.
Sobre o Projeto
O Projeto segue até dezembro deste ano e tem como foco principal as ações educativas para incentivar moradores dos bairros Santa Rosa e Vice King a fortalecer atitudes com relação à saúde ambiental e à responsabilidade com o meio ambiente, buscando a melhoria da qualidade de vida. Esse trabalho é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente e a Secretaria de Saúde, com recursos da Funasa, no valor total de R$ 154 mil.
Dentre as ações do projeto, destacam-se os encontros nas escolas com alunos, pais e professores, depois a ampliação das ações nas residências dos dois bairros de abrangência do projeto. Pretende-se fortalecer as atitudes dos moradores em relação à separação do lixo orgânico e reciclável, higiene doméstica, domiciliar e pessoal, resultando na melhoria da qualidade de vida de todo o ambiente.
{article Sérgio Teixeira da Silva – SDR de Canoinhas}{text}{/article}