Projeto de Diagnóstico da Estiagem no Oeste será apresentado em Chapecó
A Defesa Civil de Santa Catarina apresenta na próxima terça-feira, 19, em Chapecó, o Projeto Diagnóstico da Estiagem no Oeste. O evento ocorre no Centro de Eventos do município, às 10h.
Participam do evento, o Secretário Nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus e os técnicos da Udesc, que realizam os trabalhos de campo e que vão explicar a execução dos trabalhos no Oeste.
Para o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, há necessidade de se utilizar a água com inteligência. Segundo Hobus, o Oeste é rico em água de qualidade e não dá para desperdiçar com poços artesianos irregulares. “A ação não é furar um poço artesiano. É instalar estações de tratamento compactas, fazer a rede de distribuição e garantir o bom atendimento dessas pessoas”, enfatizou.
Ainda na região, estão previstas oficinas para elaboração do documento que vai conduzir os trabalhos com lideranças comunitárias, políticas, empresariais e agrícolas.
>>> Oficinas estiagem Oeste de Santa Cataria:
Joaçaba – 21/05 – De 8h30 às 17h30;
Concórdia – 22/05 – De 8h30 às 17h30;
São Miguel do Oeste – 25/05 – De 8h30 às 17h30;
Chapecó – 25/05 – De 8h30 às 17h30;
Xanxerê – 25/05 – De 8h30 às 17h30;
Estiagem no Oeste
Em um levantamento preliminar, a Defesa Civil de Santa Catarina estima que existam no Oeste mais de 50 mil poços artesianos ilegais. Preocupada com a exploração irregular do bem natural, a Defesa Civil estuda possibilidades de ordenamento do uso inteligente da água, que corta a região.
Ainda segundo o estudo, a estiagem no Oeste é considerada um dos fenômenos que causa emergência e desastres naturais com maior período de durabilidade. O comparativo é com situações de enchentes e deslizamentos.
De acordo com dados estatísticos da Defesa Civil, entre 2002 e 2012, foram registradas 1.003 ocorrências de decretações de situações de emergência, somente superada pelas enxurradas – 1.028 ocorrências. “Os especialistas já cogitam inversão do efeito do El Niño, para os próximos cinco anos”, lembrou Hobus.
Devido aos longos períodos de seca, a Defesa Civil do Estado firmou parceria com a Udesc, em abril de 2014, para elaboração de um Diagnóstico e Resiliência da situação. Os trabalhos tiveram início em 2015. A primeira etapa foi finalizada em março deste ano. Os serviços se concentraram na catalogação de documentos referentes ao setor.
A segunda etapa já iniciada, neste primeiro semestre, consiste na interação com a comunidade. Moradores, agricultores, lideranças, administradores públicos, gestores das águas e todos os segmentos serão ouvidos para se chegar a um consenso de quais as alternativas são mais válidas para minimizar os efeitos de seca/estiagem no Oeste.
Também serão realizadas oficinas em diversos municípios do Oeste. De acordo com o corpo técnico da Udesc, serão 118 municípios abrangidos. “Santa Catarina tem o terceiro maior potencial hidrográfico do País” finalizou o secretário.
Informações adicionais para a imprensa
Paulo Cesar Santos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 9185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br