Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Projeto de alunos da...

Projeto de alunos da Udesc apoia organização beneficente que treina e doa cães-guias para cegos

Uma iniciativa de alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) visa ajudar a viabilizar a construção do centro de treinamento da Escola Helen Keller, organização beneficente com sede em Balneário Camboriú, que prepara e doa gratuitamente cães-guias para deficientes visuais.

Desenvolvida por 33 estudantes do sétimo termo noturno de Administração, curso ofertado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, a iniciativa integra a disciplina Gerenciamento de Projetos, ministrada pelo professor Leandro Schmitz.

O objetivo do Projeto Guiando Vidas é captar recursos para a conclusão da obra, iniciada no ano passado. A construção contará com instalações especiais para treinamento dos cães e a sede da escola.

Como a escola já dispõe de parte dos recursos – a mão-de-obra inclusive já está contratada – a principal meta dos alunos é contribuir com a aquisição e a doação de materiais.

Para alcançar seus objetivos, os estudantes buscam parcerias com empresas, organizações e pessoas interessadas em apoiar a causa, além de promover eventos para captação de recursos, como um happy hour beneficente nesta quarta-feira, 9, na Lagoa da Conceição, que terá a renda dos ingressos revertida para a iniciativa.

Acompanhe as ações do Projeto pela página no Facebook e pelo Instagram.

Assista também ao vídeo produzido para sensibilizar o público com a iniciativa, com depoimentos de duas pessoas beneficiadas pela Escola Helen Keller com a doação de um cão-guia. 

Entidade filantrópica

Criada em 1993, a Escola Helen Keller é uma organização sem fins lucrativos, que proporciona, por meio da disponibilização inteiramente gratuita de cães-guias, maior autonomia de locomoção e integração social às pessoas com deficiência visual.

Primeira escola do gênero na América Latina, reconhecida pela Federação Internacional de Escolas de Cães-Guias, a entidade é mantida totalmente por meio de doações.

Em 2014, o campus da Udesc em Florianópolis recebeu a visita de duas cães-guias para cegos, ambas da raça labrador, treinadas pela escola: Havaiana, de dois anos e meio de idade, e Gaia, de 14 meses, passaram o dia em diferentes ambientes da universidade, como parte do processo de socialização e treinamento.

Elas vieram acompanhadas por dois representantes da escola, Luciane Franke Martins e Patrick Marlon Palhano, que aproveitaram a ocasião para divulgar o trabalho da entidade e compartilhar orientações sobre como agir perante um cão-guia para cegos.

Os encontros ocorreram por iniciativa do professor Eduardo Trauer, que leciona a disciplina de Estratégia de Marketing na Udesc Esag.

Saiba mais sobre a Escola Helen Keller emwww.caoguia.org.br ou pela página no Facebook.

Projetos sociais na Udesc Esag

Desde 2005 o professor Schmitz mobiliza seus alunos de Administração da Udesc Esag em iniciativas com fins sociais, trabalho que já lhe rendeu duas homenagens pela Câmara Municipal.

No primeiro semestre deste ano o total de projetos concluídos chegou a 46 – veja a lista completa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281