Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Projeto da Udesc Oeste...

Projeto da Udesc Oeste realiza curso de capacitação de cuidadores de idosos com leigos e familiares

O projeto de extensão sobre cuidadores de idosos promovido pelo Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza curso de capacitação com leigos e familiares em Mondaí para 25 pessoas, a maioria da zona rural do município.

O curso, de quatro dias, já cumpriu, em 27 e 28 de junho, dois dos quatro módulos previstos. Os outros dois serão concluídos nesta quinta, 4, e sexta-feira, 5.

O curso, de 32 horas, foi solicitado pela Secretaria de Assistência Social de Mondaí e está sendo ministrado por quatro acadêmicos de Enfermagem e pelas professoras da Udesc Oeste Bernadette Kreutz Erdmann, Eliana Buss e Maria Luiza Brum.

De acordo com a coordenadora do projeto de extensão, Bernadette Kreutz Erdtmann, o foco do programa é a família do idoso que necessita de cuidados, além do cuidador.

Segunda ela, a faixa etária dos participantes varia de 40 a 50 anos e uma minoria quer aprender as técnicas apresentadas apenas “para saber se cuidar”. Mas o maior desafio é capacitar pessoas para cuidar de idosos com Alzheimer, doença degenerativa e incurável.

Conceitos de envelhecimento, classificação brasileira de ocupações, o contexto familiar do idoso, a necessidade de cuidado com a alimentação, hidratação e eliminação, anatomia e fisiologia do envelhecimento e as doenças comuns do idoso foram alguns dos temas ministrados durante os dois primeiros módulos.

Nos outros dois, os temas principais são as necessidades de cuidado com a higiene, vestuário, integridade cutânea mucoso e segurança, dor do idoso, demência senil, alterações nas respostas e comportamento, cuidados específicos com portadores de Alzheimer e família, doença de Parkinson, diabetes melitus e hipertensão arterial sistêmica e tanatologia ou morte.

O projeto
Em três anos de existência, o projeto já treinou cerca de 300 pessoas nos municípios de Pinhalzinho, Saudades, São Carlos, Palmitos e Cunha Porã, na região Oeste de Santa Catarina, e em Anita Garibaldi, na Serra Catarinense.

Segundo Bernardete, os 300 cuidadores de idosos foram treinados em 12 cursos, com média de 25 pessoas cada, que abordaram os aspectos anatômicos fisiológicos, cuidados com alimentação, mobilidade, segurança do paciente, integridade cutânea, administração de medicamentos, importância do lazer e da espiritualidade e Estatuto do Idoso.

De acordo com ela, além de familiares, os cursos geralmente são freqüentados também por assistentes sociais, psicólogos e professores de Educação Física.

As ações do projeto de extensão do centro ajudaram a criar, em 2012, uma associação de cuidadores de idosos em Pinhalzinho, a única de Santa Catarina. No Brasil, a primeira entidade a ser fundada foi a Associação de Cuidadores de Idosos de Minas Gerais.

Bernadette diz que, apesar das ações de extensão, há ainda uma carência de cursos de capacitação de cuidadores de idosos na região Oeste. “Existe uma demanda muito grande, e os que exercem a profissão ainda o fazem na base da improvisação e intuição.” Ela garante que, após o curso, “os cuidadores mudam completamente a maneira de atuar com os idosos”.

Trabalhador doméstico
O cuidador de idoso é conceituado como doméstico e tem direitos trabalhistas assegurados pela Constituição de 1988 como qualquer outro trabalhador.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support