Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Projeto da Udesc Lages...

Projeto da Udesc Lages orienta crianças sobre educação alimentar e higiene pessoal

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desenvolve em escolas municipais e estaduais urbanas de Lages um projeto de reeducação alimentar com aulas práticas e teóricas sobre a importância da higiene pessoal e manipulação de alimento. A atividade já abrangeu cerca de 700 estudantes de terceira e quarta séries do ensino fundamental de 15 estabelecimentos.

Os trabalhos são realizados por bolsistas e voluntários da Udesc Lages e coordenados pela professora Cristiane Pellizzaro Batalha. No ano passado, as atividades do projeto de extensão foram realizadas nas escolas Professor Trajano, Rubens de Arruda Ramos e Dom Daniel.

“A aceitação pelos alunos e professores sobre o nosso trabalho é ótima”, diz a coordenadora. “Os próprios professores aproveitam as aulas para aprender e repassar as noções adquiridas.”

De acordo com Cristiane, a atividade serve também como guia a fim de ajudar os estabelecimentos a disponibilizarem serviços “cada vez mais em sintonia com os princípios da educação alimentar e alimentação saudável”.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

Didática

Nas aulas, são feitos comparativos entre os alimentos disponíveis, como industrializados, produzidos em casa e adquiridos em feiras, utilizando, principalmente, textos, palavras cruzadas, jogos, vídeos e músicas que enfoquem os males causadas pela má alimentação.

Três vezes ao ano em média, a Udesc Lages busca os alunos para assistirem aulas práticas no Núcleo de Tecnologia de Alimentos (Nuta), da universidade, onde aprendem a fabricar hortaliças em conserva, frutas em calda e cristalizadas, queijos e iogurtes.

Nas escolas com espaço disponível e adequado, os alunos aprendem também a preparar uma horta e utilizam as hortaliças plantadas na sua alimentação.

As aulas repassam ainda informações sobre escovação, com a distribuição de escovas, e higiene pessoal. “Há famílias que usavam a mesma escova para limpar os dentes”, afirma Cristiane.

Benefícios

Segundo o projeto da Udesc Lages, uma nutrição adequada é capaz de melhorar as condições de estresse, irritação, aprendizado e até alterações de comportamento, principalmente em crianças que estão em fase de desenvolvimento.

Muitos consumidores desconhecem os prejuízos que os alimentos industrializados, instantâneos ou congelados causam à saúde quando dão prioridade a esse tipo de alimentação.

“Isso poderia ser evitado se conhecessem a composição nutricional desses alimentos, seus efeitos benéficos e maléficos, maneiras corretas de conservação e até mesmo as combinações alimentares”, diz a coordenadora Cristiane.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support