Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Projeto da Udesc incentiva...

Projeto da Udesc incentiva a prática cheerleading entre estudantes da universidade estadual

Grupos de cheerleading fazem pirâmides humanas nos jogos da Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem sete grupos cheerleaders, animadores de torcida vinculados a centros de ensino da instituição. Com apresentações que combinam coreografia, acrobacias, saltos e pirâmides humanas, os grupos se destacam como parte integrante do esporte universitário. Acesse a lista e seus contatos.

Iniciado em 2013 de maneira amadora, o cheerleading na Udesc ganhou formalização em 2022, consolidando a parceria entre o programa de extensão Pa-Kua Udesc e as equipes.

Esse compromisso resultou na criação do projeto cultural Cheer Udesc, que agora, em 2023, realiza suas atividades com o propósito de promover e fortalecer a cultura do cheerleading na universidade.

Oportunidades

Marina Rodrigues, bolsista do Programa de Apoio a Cultura (ProCult) da Udesc Cheer e capitã do grupo Demetra Cheers, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna, ressalta as oportunidades proporcionadas pelo cheerleading para o desenvolvimento de diversas habilidades.

“Além de contribuir para a desenvoltura dos atletas e das habilidades físicas adquiridas, o cheerleading nos capacita a aprimorar a colaboração em equipe, a estabelecer laços sólidos e a construir confiança mútua com nossos colegas de time”, destaca a acadêmica.

Eventos

Sob a coordenação do técnico Rogério Bodemüller Junior, os grupos cheerleading participam anualmente de dois eventos principais: os Jogos Internos da Udesc (Jiudesc) e os Jogos Brasileiros Universitários (Jubs). Além disso, preparam-se para outros campeonatos, como o Campeonato Paranaense e o Cheer Magic Champion.

As atividades não se limitam ao âmbito esportivo: os grupos Cheer Udesc também participam de mostras de dança, abertura de eventos, em parceria com as associações atléticas da universidade e prefeituras, entre outras apresentações e eventos externos.

Crescimento

De acordo com Bodemüller, os planos futuros para o projeto Cheer Udesc são “ambiciosos e direcionados ao contínuo crescimento e aprimoramento da modalidade dentro da universidade”.

“A intenção é estender a presença do cheerleading a todos os centros da Udesc, além dos já existentes, garantindo uma representação abrangente e inclusiva em toda a instituição”, afirma.

Processos seletivos

Os estudantes interessados têm a oportunidade de se juntar aos grupos participando dos processos seletivos, conhecidos como Try Outs, que ocorrem a cada semestre.

De acordo com Mariana Krüger, integrante do grupo Bulldogs Cheerleading, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, não é preciso experiência prévia, basta interesse e comprometimento.

“Habilidade não é o fator decisivo para entrar na equipe ou não. As primeiras semanas do semestre são dedicadas a ensinar aos interessados de maneira efetiva, segura e divertida.”

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cheer.udesc@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support