Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Projeto da Epagri mapeia...

Projeto da Epagri mapeia a disponibilidade e a demanda por água em SC

Levantar dados sobre a quantidade de água disponível no Oeste Catarinense e do acesso ao recurso hídrico: esses são os principais objetivos de uma pesquisa em andamento na Epagri/Ciram.

Até 2025, o estudo terá informações importantes para a gestão dos recursos hídricos em Santa Catarina.

A ideia é mapear o acesso às fontes de água e a demanda da região Oeste para nortear políticas públicas eficazes para enfrentar períodos de estiagem como os causados pelo fenômeno climático La Niña, que deve voltar a atuar no Sul do Brasil no segundo semestre de 2024.

A estiagem é uma condição que causa a maior parte dos prejuízos no setor agropecuário catarinense.

De acordo com o Atlas Nacional de Desastres Naturais, de 2000 até 2022 a agricultura e a pecuária de Santa Catarina registaram perdas de mais de R$17 bilhões por conta da estiagem.

As informações levantadas no projeto vão alimentar uma plataforma de análise permanente de dados e índices hidrológicos, que servirão para analisar o risco de vulnerabilidade hídrica por município e por bacia hidrográfica.

O pesquisador em hidrologia da Epagri/Ciram e coordenador do projeto, Guilherme Xavier de Miranda Junior, explica a ideia geral da pesquisa e comenta sobre como ela vai ajudar na construção de políticas públicas para minimizar os efeitos da estiagem:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support