Projeto da Escola Professora Vírginia Paulina da Silva Gonçalves, de Monte Carlo, é exemplo de boas práticas em gestão
Na última semana, o projeto do Festival de Dança Escolar, da EEB Professora Virgínia Paulina da Silva Gonçalves, de Monte Carlo, foi apresentado na reunião da Câmara Centro Oeste do Movimento Santa Catarina pela Educação, como exemplo de boas práticas em gestão escolar.
O encontro reúne representantes da Fiesc e do sistema S – Sebrae, Sesi e Senai da região, além das gerências de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos e Joaçaba com o objetivo de promover ações que elevem o grau de escolaridade e os indicadores educacionais da região. “Dados demonstram que, na regional, apenas 47% dos profissionais têm formação em suas áreas de atuação. Com este projeto, pretendemos atuar lá mesmo, nas escolas, para fomentar a disseminação do conhecimento e ainda tornar, com isso, a indústria da região mais competitiva”, disse Rosane Kunem, que é a interlocutora do movimento na região.
Na ocasião, o diretor da unidade escolar, Alexandre Dementóvis, trouxe dados do projeto, que ano passado foi destaque na RBS TV pela sensibilidade com que propõe temas pertinentes e atuais aos alunos de forma lúdica e contextualizada. Para Alexandre, o projeto é uma forma de envolver os alunos integralmente no desenvolvimento de suas competências, fazendo com que temas relevantes, sejam tratados por eles, de acordo com as suas óticas.
O festival de dança teve início na unidade escolar no ano de 2007, mas foi em 2009 que foram inseridos temas específicos para a composição do evento. Ainda em 2014, o festival ganhou um apoio de cunho pedagógico, onde, além das escolha do tema, os alunos são envolvidos com trabalhos científicos sobre o tema pertinente, e ainda a montagem de salas temáticas, além da apresentação das coreografias e roupas típicas.
Em 2016, o tema do festival será Profissões, sendo que entre os dias 19 e 20 de agosto acontecem as salas temáticas, e no dia 8 de outubro, a culminância do projeto, com o Festival de Dança.
Segundo a gerente de educação da ADR Campos Novos, Patricia Tomazoni Pelentir, projetos como esse, além de envolver a comunidade escolar como um todo, levando cultura, ainda auxiliam o processo de ensino aprendizagem. “Ficamos felizes quando vemos boas ideias nascerem nas unidades escolares estaduais trazendo conhecimento para os alunos e para a comunidade escolar como um todo. É necessário que a educação passe por esse processo de ressignificação, saindo apenas dos bancos escolares e partindo para a vida”, disse.
Além da apresentação do case da EEB Professora Virgínia Paulina da Silva Gonçalves, foi apresentado ainda o case da EEB Mater Dolorum, de Capinzal, com a Semana Pedagógica.
Informações adicionais para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos
E-mail: comunicacao@cnv.adr.sc.gov.br / camilabebber@hotmail.com
Telefone: (49) 3541-3331 / 98804-5306 / 98837-9276
Site: sc.gov.br/regionais/camposnovos