Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Projeto da Central de...

Projeto da Central de Penas Alternativas procura resgatar e fortalecer vínculos familiares

Com o objetivo de resgatar e fortalecer os vínculos familiares para prevenção da violência e do uso de drogas, a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) estadual, em parceria com as secretarias de educação dos municípios de Joinville e Criciúma, criou o projeto “Diálogo em Família” voltado para os pais de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

“Levar o conhecimento e a informação para os pais é fundamental para trabalharmos com a prevenção e evitarmos no futuro o envolvimento das crianças e dos adolescentes com o crime e o tráfico de drogas”, ressalta a coordenadora da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) estadual, Wanderlea Machado.

Em Criciúma o projeto piloto iniciou em abril em cinco escolas da rede pública municipal e segue até a segunda semana de junho. Os encontros com os pais de alunos são realizados uma vez por semana em cada escola, normalmente no período noturno. São atividades, como palestras e oficinas com dinâmicas ministradas por psicólogos e assistentes sociais, que tratam de temas como família, drogas e violência.

Além do desenvolvimento do projeto, a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) do município também é responsável pela coordenação e organização dos trabalhos. “Cabe à secretaria de educação de cada município indicar os locais e fornecer os recursos materiais”, explica a coordenadora da CPMA de Criciúma, Regiane Gonçalves.

Além do Ministério Público e secretaria de educação do município, a Central de Criciúma ainda tem como parceiros a Associação Beneficente Abadeus; Associação Cidadania em Ação; Casa de Apoio as Pessoas com Câncer Maria Teresa; Programa de Residência Multidisciplinar da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) e Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Em Joinville um projeto piloto foi implantado no início de março e no meio do ano será estendido a outras oito escolas. Além da secretaria municipal de educação, a secretaria de assistência social do município e a ONG (Organização Não Governamental) Comunidade Terapêutica Essência de Vida são parceiras da CPMA.

“É importante ressaltar que mais parceiros serão vinculados  no decorrer deste ano, de acordo com demandas que surgirão no desenvolvimento do projeto”, explica a coordenadora da Central de Penas e Medidas Alternativas de Joinville, Édina Acordi.

Por enquanto o projeto está em andamento nos municípios de Joinville e Blumenau, mas a meta da CPMA estadual é implantar o “Diálogo em Família” em todas as cidades onde estão instaladas as centrais, nos municípios de Blumenau, Florianópolis, Criciúma, São José e Chapecó.

Informações adicionais para a imprensa
Denise Lacerda
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SJC
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-5810 / 99152-6934
Site: www.sjc.sc.gov.br