Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Projeto da ADR Brusque...

Projeto da ADR Brusque é apresentado no XII Encontro Nacional de Educação Matemática

projeto da adr brusque e apresentado no encontro nacional de educacao matematica 20160727 1215761545

A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque participou, entre os dias 13 e 16 de julho, em São Paulo, do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, com o projeto “A matemática e os fatores de risco para doença cardiovascular nos professores da rede pública de Major Gercino e Botuverá”. O evento é o mais importante no âmbito nacional, porque congrega o universo dos segmentos envolvidos com a educação matemática e em 2016 teve como tema “A educação matemática na contemporaneidade”.

O farmacêutico e bioquímico e doutor em Análises Clínicas da Gerência de Saúde da ADR Brusque, Nilton Rosini, apresentou o trabalho. Foram convidados para explanação somente os projetos que se destacaram na Feira Nacional de Matemática em 2015. Além da apresentação, o projeto foi exposto na feira do evento.

O projeto

Participaram 67 professores dos municípios de Botuverá e Major Gercino. O objetivo do trabalho, realizado em 2015, foi demonstrar a importância da matemática nas dosagens bioquímicas e na análise estatística do perfil lipídico, glicose e ácido úrico, fatores de risco para doenças cardiovasculares, além de verificar o melhor parâmetro para identificar dislipidemias, que são níveis elevados de gordura no sangue. Em excesso, essa gordura provoca alto risco de infarto e derrame nas pessoas.

Foi observado que as médias permaneceram de acordo com o preconizado. “Nas prevalências, os professores de Major Gercino foram superiores em colesterol total, lipoproteína de baixa densidade-colesterol, lipoproteína de alta densidade-colesterol e não-HDL-colesterol. No entanto, o estudo verificou que determinados índices, obtidos matematicamente a partir de parâmetros lipídicos quantificados, permitem a identificação de indivíduos com alterações metabólicas não visualizadas nas dosagens de seus componentes de forma isolada. Assim sendo, os índices n-HDL-c e Castelli II sugerem maior identificação de indivíduos com dislipidemias”, explicou Rosini. A matemática contribuiu em várias fases do estudo para a obtenção dos resultados e permitiu a análise estatística dos participantes.

O trabalho foi desenvolvido pelas gerências de Saúde e Educação da ADR Brusque, em parceria com as prefeituras municipais de Botuverá e Major Gercino, e a Universidade Federal de Santa Catarina.

Informações adicionais para a imprensa:
Flavia Cunha
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque
E-mail: assecom@bqe.adr.sc.gov.br
Fones: (47) 3251-8100 / 99240-4770
Site: sc.gov.br/regionais/brusque

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support