Projeto cultural Pequenos Grandes Ouvintes se apresenta em Laguna na próxima terça-feira, 19
O município de Laguna é o segundo contemplado com a apresentação do recital didático de canto e piano do Projeto Cultural Pequenos Grandes Ouvintes. A primeira apresentação aconteceu em Imbituba na última semana e contou com a participação de alunos das escolas EEB Álvaro Catão e EEB Henrique Lages, ambas da rede estadual de ensino.
O projeto viabilizado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet conta com patrocínio da SC Par/Porto de Imbituba, é direcionado exclusivamente para crianças de 7 a 11 anos e tem entrada franca. Em Laguna acontecerá no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, na próxima terça-feira, dia 19, das 14h às 15h30min.
O recital é realizado pelo cantor Fernando de Carli e o pianista Alexandre Dietrich, onde cantor e pianista oferecem de forma clara e objetiva informações sobre as obras musicais e os compositores das peças apresentadas. Estas informações serão oferecidas com comentários do cantor e do pianista durante a apresentação musical. O projeto leva aos pequenos a música erudita, a informação e a cultura e oportunizando o acesso ao conhecimento musical das crianças e formando novas plateias.
No programa do recital serão interpretadas obras eruditas compostas para canto e piano de importantes compositores da história da música. Onde não faltaram no repertório a música clássica de Mozart, a romântica de Meldelssohn, a espanhola de Augustin Lara e italiana de Rossini, Assim como os compositores brasileiros Heitor Villa-Lobos, Hekel Tavares, Carlos Gomes e o catarinense Edino Krieger.
A turnê com produção cultural é de Lourcley Silvestre, se apresentará também nos municípios de Tubarão e Criciúma.
Saiba mais:
Fernando de Carli é barítono lírico catarinense. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras pelo projeto Sonora Brasil do SESC, dirigindo o octeto do Polyphonia Khoros, também se apresentou na Argentina e Uruguai, nas montagens completas de óperas como A Flauta Mágica de W. A. Mozart, La Traviata e Rigoletto de G. Verdi e Carmen de G. Bizet. Junto a Camerata Florianópolis, sob regência de Jeferson Della Rocca. Em duos de canto e piano com Alexandre Dietrich realizou turnê nos 3 estados do Sul do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e nas cidades norte americanas de Athens e Roanouke (EUA). Foi semifinalista, finalista e primeiro colocado em Concursos Nacionais e Internacionais de canto: Concurso Internacional de Canto Aldo Baldin (SC),Concurso Rosa Mística (PR) e Concurso Francisco Mignone (RJ). Em Santa Catarina, apresenta-se frequentemente com Camerata Florianópolis, e apresentou-se com a Camerata Vieira, OSSCA e Orquestra da SCAR de Jaraguá do Sul. Regente titular dos corais do Imperial Hospital de Caridade, Associação Coral Hospital Florianópolis e Grupo Vocal Rytmos-per-Cy, e regente colaborador no Coral Estreito Jovem da IASD de Florianópolis. Atuou ainda em trilhas para teatro e cinema e na gravação de jingles para as cidades de Florianópolis e Manaus. Em setembro de 2015 passou a integrar o grupo Cantus Firmus de Musica medieval e renascentista, atuando como cantor e preparador vocal do grupo.
Alexandre Dietrich é graduado pela Universidade do Estado de Santa Catarina em Bacharel e Música – Piano, sob orientação de Maria B.C. Póvoas e Paulo R. Faria, Alexandre desenvolve um intenso trabalho musical no estado de Santa Catarina e em importantes centros culturais do Brasil e no Exterior.
Sua estreia internacional aconteceu em 2003 em Bordeaux a convite da renomada pianista Cristina Ortiz que organizou o primeiro “Atelier Pianístico”. Em 2007 retornou a Europa apresentando uma turnê de recitais de piano solo nas capitais: Paris, Madri, Lisboa e Bruxelas. Realizou nos EUA recitais de canto e piano com o barítono Fernando De Carli nas cidades de Roanouke e Athens em 2009. Em 2010 Alexandre retorna aos EUA como aluno intercambista do curso de Piano Performance da University of Gerogia – Athens, sob orientação do Dr. Egeniv Rivkin. Neste mesmo período apresentou-se em Los Angeles no “Poper Theater” e em New Orlenas no “Performing Arts Center” – UNO.
No ano de 2001 lançou seu primeiro Compact Disc “Cantabile”, interpretando obras de F. Chopin, F. Mendelssohn, H. Villa Lobos, F. Mignone.
Em 2013 retorna aos EUA e proferiu uma palestra na Montgomery University sobre a “História da Música no Brasil” e apresenta um recital de piano solo com obras de compositores brasileiros.
Em 2015 dando prosseguimento a sua carreira internacional Alexandre apresentou-se em Lisboa (em fevereiro) no Palácio Foz, e em setembro em Hamburgo – Alemanha (em setembro). Em setembro também lança seu segundo Compact Disc “Piano Agitato”, CD a quatro mãos com o pianista Guilherme Amaral interpretando obras de J. Brahms, S. Rachmaninoff, A. Dvorak.
Destaca-se em sua carreira musical a atuação na formação de plateia, tendo realizado mais de 100 concertos pelo estado de Santa Catarina, além de recitais didáticos voltado exclusivamente para o público infanto-juvenil, em especial para crianças e jovens da rede pública municipal e estadual de ensino.
Fonte: Lourcley Silvestre – Produtora Cultural
{article Fabrícia Silveira Carneiro – ADR Laguna – Assinatura}{text}{/article}