Projeto Carreta Digital capacita 500 jovens no Sapiens Parque a partir desta segunda-feira
Nesta segunda-feira, 13 de janeiro, 500 jovens começaram a participar dos cursos oferecidos pelo projeto Carreta Digital no Verão, que aconteceu no Sapiens Parque, em Florianópolis.
A iniciativa é uma parceria da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) com o Governo do Estado, com o objetivo de promover inclusão social e capacitação profissional para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A Carreta Digital é uma unidade móvel equipada com tecnologia de ponta, que oferece cursos em áreas como robótica, montagem de computadores de alto desempenho (PC Gamer), manutenção de celulares, programação em Python e desenvolvimento de jogos.
A meta é certificar 15 mil alunos em cinco estados e no Distrito Federal até dezembro de 2026.
O idealizador do projeto, professor Marcelo Fiche, ressalta a importância da iniciativa. “Queremos oferecer aos jovens uma oportunidade única de aprender habilidades tecnológicas que não apenas os conectam ao mercado de trabalho, mas também complementam sua formação em áreas como matemática e física”, explica Fiche.
As aulas acontecem durante a semana com turmas de manhã e à tarde. O diretor de Operações do Sapiens Parque, Carlos Nogueira, falou da importância de parcerias na área de educação do Sapiens Parque para capacitar a população do estado:
SONORA
O projeto, que começou em 2024, já passou pelo Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. A chegada a Santa Catarina reforça a missão de transformar a vida de jovens por meio da educação tecnológica e profissionalizante, preparando-os para um futuro mais promissor.