Projeto Carreta Digital capacita 500 jovens no Sapiens Parque a partir desta segunda-feira
Fotos: Leo Munhoz/Secom
Nesta segunda-feira, 13 de janeiro, 500 jovens começaram a participar dos cursos oferecidos pelo projeto Carreta Digital no Verão, que acontece no Sapiens Parque, em Florianópolis. A iniciativa é uma parceria da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) com o Governo do Estado, com o objetivo de promover inclusão social e capacitação profissional para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
“É o primeiro dia hoje e eu estou começando a aprender bastante coisa interessante. Quero seguir a carreira de programador e quando eu for me aprofundar já vou ter uma boa base com os conhecimentos que o pessoal está passando para todos nós aqui na carreta. É uma oportunidade bem legal pra gente que tá nesse período de férias da escola”, disse o jovem Henrique Bonfim Lopes, de 13 anos.
A Carreta Digital é uma unidade móvel equipada com tecnologia de ponta, que oferece cursos em áreas como robótica, montagem de computadores de alto desempenho (PC Gamer), manutenção de celulares, programação em Python e desenvolvimento de jogos. A meta é certificar 15 mil alunos em cinco estados e no Distrito Federal até dezembro de 2026.
O idealizador do projeto, professor Marcelo Fiche, ressalta a importância da iniciativa. “Queremos oferecer aos jovens uma oportunidade única de aprender habilidades tecnológicas que não apenas os conectam ao mercado de trabalho, mas também complementam sua formação em áreas como matemática e física”, explica Fiche.
As aulas acontecem durante a semana com turmas de manhã e à tarde. Os jovens são capacitados com aulas teóricas e práticas. A parceria com o Governo do Estado e o apoio do Sapiens Parque foram fundamentais para trazer a carreta para Santa Catarina.
“A importância de parcerias na área de educação do Sapiens Parque é fundamental. O propósito do Governo do Estado desenvolver um parque tecnológico é para capacitar a população do estado de Santa Catarina. Então, iniciativas como essa de educação, de capacitação de jovens que vão ingressar no mercado de trabalho é de extrema importância para nós. Nosso objetivo foi garantir o espaço com água, luz e segurança para que a carreta possa oferecer a capacitação a esses jovens de Florianópolis”, destacou o Diretor de Operações do Sapiens Parque, Carlos Nogueira.
O projeto, que começou em 2024, já passou pelo Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. A chegada a Santa Catarina reforça a missão de transformar a vida de jovens por meio da educação tecnológica e profissionalizante, preparando-os para um futuro mais promissor.