Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Programa Viver sem Violência...

Programa Viver sem Violência leva orientações às mulheres do campo em Cordilheira Alta e Chapecó

As mulheres do meio rural de Cordilheira Alta e Chapecó receberam mais informações sobre direitos, formas de identificar e frear a violência contra a mulher. O ônibus lilás do Programa Viver Sem Violência chegou aos dois municípios para reforçar o atendimento nas áreas social, da cidadania e saúde.  O veículo é estruturado com duas salas de atendimento e está percorrendo o Estado.

A programação foi promovida pelo Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, com apoio da prefeitura em parceria com instituições.  A primeira parada na região da ADR Chapecó foi em Cordilheira Alta na quinta-feira, 6,  na Linha Fernando Machado. Teve palestra com as policiais militares do projeto ‘’Guardiãs Maria da Penha’’ e com Programa Pró-Cidadania da Unochapecó, que conta com profissionais de assistência social, psicologia e direito.

joomplu:26787

Segundo a gestora social da Prefeitura de Cordilheira Alta, Márcia Boff, a programação foi uma oportunidade de ampliar o conhecimento para que as mulheres possam identificar as formas de violência. “Tivemos atendimento individual e palestras, que motivaram questionamentos  e reflexões sobre as formas de violência contra mulher, avaliamos de forma positiva a realização do evento”, destaca.

Em Chapecó as mulheres do campo também tiveram um dia diferente voltado para o conhecimento e prevenção, o ônibus lilás esteve no Distrito de Marechal Bormann nesta sexta-feira, 7. Além do atendimento no veículo, foram realizadas atividades e palestras no Centro de Convivência nas áreas da saúde, assistência social, cidadania e segurança. Também teve  apresentações artísticas e culturais.

As rodas de conversa tiveram a contribuição do projeto Guardiãs Maria da Penha da Polícia Militar, Delegacia da Mulher, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública e do Grupo de Apoio e Prevenção a Aids  (Gapa). 

joomplu:26786

Os municípios que recebem o atendimento por meio do ônibus lilás foram definidos a partir dos indicadores de violência contra mulher, segundo o levantamento do IBGE 2015. O gerente de Políticas Públicas da ADR Chapecó, Paulo Monauar, avalia que a atividade é importante para reforçar as formas de proteção. “Esta parceria com os municípios é fundamental para levarmos os serviços e orientações ao meio rural sobre as formas de violência a que muitas mulheres são submetidas”, avalia Monauar.
{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support