Programa sobre aproveitamento da água da chuva nas propriedades rurais será apresentado em São Joaquim nesta quinta-feira
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Regional e da Epagri, promove na próxima quinta-feira, 8 de maio, uma reunião com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, sobre aproveitamento sustentável da água da chuva na produção agropecuária. O evento, voltado para os produtores rurais dos seis municípios da Regional, começa às 14h, no auditório da SDR, na Rua Getúlio Vargas, em São Joaquim. Na oportunidade, também serão apresentados os programas e projetos estaduais de apoio à agricultura, pelo coordenador de programas de governo da Epagri, Otto Verner Pies.
A região de São Joaquim, abrangida pelos municípios de Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema, é uma das mais extensas do Estado e tem sua economia baseada nas atividades agropecuárias, com destaque para a produção de frutas de clima temperado, hortaliças, gado de corte e leite. A falta de água nas propriedades rurais, em função da escassez de chuvas em épocas sazonais, causa grandes prejuízos.
De acordo com diretor geral da SDR São Joaquim, Albanez Souza de Sá, um levantamento realizado por técnicos da Epagri constatou um prejuízo real de R$ 92,6 milhões na produção agrícola da região, em função da estiagem e insolação ocorridas em janeiro deste ano. Dentre as culturas que mais sofreram com a falta de chuva estão a maçã, a ameixa, o milho, o feijão, a soja, a batata, a horticultura e a pecuária de leite e de corte.
“A precipitação anual da região é de 1.600 milímetros, em média, mas as chuvas são mal distribuídas durante os meses. Então, para minimizar estes prejuízos no futuro, nossa intenção é desenvolver um programa de aproveitamento da água da chuva nas propriedades rurais,onde possa ser captada e armazenada para uso nos períodos de estiagem”, destacou Albanez.
O projeto, que conta com a parceria dos técnicos da Epagri na sua elaboração, pretende desenvolver sistemas eficientes para a captação e armazenagem da água da chuva, em pontos altos das propriedades, para que o processo de irrigação possa ser realizado por gravidade, com consumo mínimo de energia. “O secretário Spies irá anunciar de que forma o projeto poderá ser implantado na Serra Catarinense, assim como os benefícios aos produtores rurais”, acrescentou Albanez.
Informações adicionais:
Nina Velho
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim
E-mail: imprensa@sjq.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3233-8338