Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Programa SC Rural promove...

Programa SC Rural promove viagem técnica ao México para troca de experiências sobre Corredores Ecológicos

Entre os dias 25 de novembro e 4 de dezembro, o secretário executivo do Programa SC Rural, Júlio Bodanese, e o engenheiro agrônomo Marcelo Sá, acompanhados de equipe técnica da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), estarão no México para troca de experiências em gestão territorial e conservação de recursos naturais em Corredores Ecológicos.  O Programa SC Rural é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e tem como foco aumentar a competitividade da agricultura familiar catarinense.

No México, a comitiva catarinense dará ênfase para o Programa de Corredores Ecológicos e o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais Hidrológicos desenvolvidos pelo Governo do país. A missão internacional tem como objetivo a troca de conhecimentos entre as equipes dos projetos para efetiva implementação de ações em Santa Catarina, que envolvem o incentivo às práticas agrícolas conservacionistas e um sistema de créditos de conservação para o pagamento por serviços ambientais.

O Programa de Corredores Ecológicos do México é executado há mais de dez anos e apresenta resultados que demonstram que é possível conciliar o uso econômico dos recursos naturais com a conservação da biodiversidade. Já o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais Hidrológicos, que é considerado referência mundial, tem como objetivo conservar áreas de bosque que permitam a recarga hídrica para garantir o abastecimento de água. Desde 2007, 80.000 pessoas foram beneficiadas com uma remuneração de U$ 114,00 por hectare de bosque conservado e protegido.

Em Santa Catarina, os trabalhos do Programa SC Rural, por meio da Fatma, resultaram na criação de dois territórios de interesse para conservação, os Corredores Ecológicos Chapecó e Timbó. As áreas localizam-se nas Bacias Hidrográficas dos rios Chapecó e Timbó, que somam 10 mil km², contendo 34 municípios, correspondente a 10,7% da área do estado.

As regiões e os trabalhos visitados serão:

– Cidade do México – DF: Coordenação dos projetos;

– Chiapas: cadeias produtivas e sistemas ecológicos-econômicos;

– Peninsula de Yucatán, Quintana Rôo e Campeche: pagamento por serviços ambientais, sistemas agroflorestais;

– Oaxaca: conservação comunitária da biodiversidade, gestão territorial.

Informações adicionais:
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca 
E-mail:  imprensa@agricultura.sc.gov.br
Telefone: 
(48) 3239-4039/ (48) 8843-4996

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support