Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Programa para organizações da...

Programa para organizações da Capital que atuam com crianças e adolescentes é lançado na Udesc

 

Gestores de organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam com crianças e adolescentes em Florianópolis podem se inscrever até 31 de julho para participar de um programa gratuito de formação, com cerca de cem horas e encontros quinzenais, que visa estimular o desenvolvimento institucional das entidades participantes.

A iniciativa é promovida em parceria entre o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do programa de extensão Esag Comunidade, desenvolvido no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

O lançamento do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) foi realizado na manhã desta quinta-feira, 10, durante o Seminário Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, no Auditório da Udesc Esag.

Quinze organizações

O projeto vai selecionar 15 organizações, dentre os membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Florianópolis, e contemplar dois gestores por entidade. As bolsas – no valor correspondente a R$ 5,3 mil cada – serão integralmente cobertas pelo projeto.

As organizações interessadas devem preencher o formulário on-line disponível no site do ICom (confira o edital).

A lista final das instituições selecionadas será divulgada a partir de 11 de agosto, com o primeiro encontro previsto para o dia 19 do mesmo mês.

O seminário desta quinta-feira contou com uma palestra da editora-executiva da publicação Pais & Filhos, Ciça Lessa, sobre o trabalho em redes e o campo sociopolítico dos direitos da infância e da adolescência.

Participaram do encontro representantes de organizações, estudantes e investidores sociais interessados no tema.

A equipe do ICom presente no evento incluiu o gerente executivo Anderson Giovani da Silva, que abordou o trabalho do instituto, e a coordenadora Renata Pereira, que apresentou a metodologia, o cronograma e outras informações sobre o projeto.

Garantias e direitos

O PDI tem como objetivo a formação de gestores na área de desenvolvimento institucional e o fortalecimento do sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente de Florianópolis.

A iniciativa prevê a realização de encontros de formação, oficinas práticas e seminários temáticos, resultando entre outros benefícios na elaboração de um plano de desenvolvimento institucional para cada organização.

O trabalho inclui a inserção de informações das organizações no Portal da Transparência, aprimorando a comunicação dos participantes com a sociedade.

Acadêmicos da Udesc Esag apoiarão o processo, monitorados por professores, prestando uma assessoria individualizada a cada instituição, com visitas de diagnóstico, apoio e avaliação.

Impacto social

A diretora de Extensão da Udesc Esag, professora Ivoneti Ramos, ressaltou no evento que o projeto articula as três dimensões da produção universitária – ensino, pesquisa e extensão – e destacou o impacto social da iniciativa, “na qual todos ganham”.

A mestranda Aghata Gonsalves falou sobre o programa de extensão Esag Comunidade, em nome da coordenadora, professora Carolina Andion, ausente por motivo de viagem.

O PDI conta com o apoio do Inter-American Foundation (IAF) e do CMDCA de Florianópolis, com recursos de investimento social privado das empresas Cassol Centerlar, Instituto C&A, Santinvest e Tractebel Energia.

Mais informações podem ser obtidas no ICom, pelo telefone (48) 3222-5127, com Renata Pereira ou Regina May.

 

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support