Programa Novos Talentos completa 12 anos profissionalizando jovens para o mercado de games
Pablo Rodrigues é um dos formados pelo projeto – Fotos: Divulgação / SDE
Santa Catarina é considerada um dos principais polos de tecnologia do país. Não é diferente o mercado de games, que está em ascensão e já pode ser considerado um destaque mundial, graças à produções internacionalmente reconhecidas, com uma diversidade de gêneros que vai do eSports a gamification. No território catarinense estão 6% das desenvolvedoras do Brasil e quase 5% dos profissionais autônomos. E um dos programas que vem contribuindo com este setor é o Novos Talentos – SC Games, que nesta sexta-feira, 21, completa 12 anos profissionalizando crianças e jovens para o mundo e com resultados bastante positivos no segmento.
Pablo Rodrigues, 18 anos, que aos quatro veio com a família de Jaguari, Rio Grande do Sul, morar em Florianópolis, é um dos exemplos destes novos talentos de Santa Catarina preparados para o mundo.
“Eu sempre gostei de jogos de tecnologia e fui muito curioso. Aos 12 anos conheci o Novos Talentos. Quando entrei no Programa tinha duas opções: aprender sobre programação de jogos ou designer. O que escolher quando você não é bom em nenhum dos dois? Foi aí que apresentei para a gestora do curso minha paixão pela música. Fiquei responsável pelas trilhas sonoras dos jogos criados neste projeto”, conta Rodrigues, frisando que este processo foi enriquecedor, já que experimentou da música clássica até a eletrônica, passando por todos os conceitos.
Além de lhe transformar em uma pessoa mais consciente em tecnologia, Pablo destaca que pelo Programa teve acesso às ferramentas que hoje a iniciativa privada está implantando, como modelos de kanban, trello, canva, que na indústria de jogos já existem há muito tempo.
“O que aprendi lá no projeto, me tornou um profissional atualizado. Muitos estão tendo que aprender agora o que eu já estudei tempos atrás no Novos Talentos. Hoje, eu trabalho em uma empresa de tecnologia e lá uso tudo que aprendi nos três anos que participei do programa. Então, vejo o quão importante é o Governo investir em educação de forma direta, assim como é essencial para formar futuros profissionais e novos nichos de mercado”, declara o jovem.
E quem disse que parou por aí. Rodrigues, mesmo tendo finalizado os estudos no Novos Talentos, seguiu ajudando, de forma on-line, na produção musical dos jogos produzidos pelos alunos. Neste período aprendeu sobre muitos instrumentos, mixagem, equalização, masterização e, muitas outras coisas, que buscava descobrir o que significava. Em 2019, como resultado da sua busca em aprender sobre arranjo e teoria musical, lançou o seu primeiro EP, Aurora, diretamente de Santa Catarina para o mundo.
“Aurora, significa as primeiras manifestações de qualquer coisa. E isto que quero repassar com a criação deste EP, contendo quatro canções autorais, disponíveis gratuitamente nas plataformas de música Spotify e Deezer. Acredito que não existe conselho mais importante e fundamental que ter os professores como referência e tentar extrair o máximo deles. Tenho certeza que cada um que passou na minha vida contribuiu com o patamar que estou hoje”, finaliza o músico.
Passatempo vira futuro profissional
A história dos gêmeos Jeremias e Iván Bustingorri, 21 anos, argentinos que residem em Santa Catarina desde 2011, é semelhante no gosto pelos jogos digitais. Desenhar no intervalo da escola deixou de ser uma simples preferência infantil e também se tornou assunto sério.
“Em 2013 conheci o Programa Novos Talentos por meio da minha mãe, o que me ajudou a descobrir que eu gostava mais de desenho do que programação”, comenta Iván, enfatizando sua escolha no curso de animação que faz na UFSC.
Hoje, no currículo, os gêmeos já carregam premiações e menções honrosas. As mais recentes foram no FestCine Itaúna. Mas como descreveram com os olhos brilhando, a paixão já tomou conta, tanto que os curtas já circularam além do Brasil, pela Coreia do Sul, Argentina, Grécia, Inglaterra, Eslováquia. A ideia é não parar. “Sermos reconhecidos e mostrar que estamos no caminho certo, é a melhor coisa”, finaliza Iván.
Uma paixão que nasceu no jogo de tabuleiro
Se você é da turma que pensa que a era digital engoliu a tradição dos jogos de tabuleiros, daqueles para jogar com a família e amigos, está enganado. Mesmo diante da infinidade de games virtuais, há quem não resista, como é o caso da Márcia Regina Battistella, coordenadora do Programa Novos Talentos.
“Era um sonho meu ver o jogo de tabuleiro se transformar em digitais, histórias se transformando em games. Mas nunca abandonei o tradicional. Foi pensando nisto que criei a metodologia deste programa. É nossa missão formar estes talentos e, principalmente, perceber o potencial deles e direcioná-los dentro desta paixão”, explica Battistella.
Desde a implantação do programa no Estado, em 2009, diversos cursos de jogos digitais e animação foram criados, estúdios de games tomaram forma, impulsionando o setor e o ecossistema. Muitos alunos do projeto atuam diretamente na área e inclusive, hoje, contribuem com o Novos Talentos, ajudando outros aprendizes. Estagiários se transformaram em professores universitários, descobrindo a paixão por ensinar.
“Sou grata por estar à frente deste projeto e ver estas crianças e jovens depois se tornarem grandes profissionais, despertando, construindo e não só jogando. A gamificação tem como proposta o aprender brincando, propondo experiências educacionais que levam o aprendizado a um nível mais profundo no cérebro de quem participa do programa”, comemora a gestora.
O projeto
O Novos Talentos – SC Games, que já formou mais de 1.700 estudantes entre 9 e 17 anos, é uma realização da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e conta com apoio do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), Secretaria de Educação (SED), Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Fundação de Ensino e Engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina (Feesc), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Secretaria Municipal de Educação (SME), Senai, Senac, UFSC e Udesc. E patrocínio da empresa PalmSoft.
Entre os cursos gratuitos oferecidos estão, arte, programação, robótica, animação, entre outros. Para mais informações sobre o Programa, envie e-mail para polodegames@gmail.com.
Mais informações para a imprensa:
Mariane Lidorio
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-4298 / 99601-1488
E-mail: mari@sde.sc.gov.br
Site: www.sde.sc.gov.br