Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Programa Nascer inicia fase...

Programa Nascer inicia fase de apresentações regionais de ideias inovadoras

Entre as equipes que participam dos pitchs, está a da Repescar, que transforma redes de pesca abandonadas em bolsas – Foto: Brucks e Divulgação

A ideia de ressignificar redes de pesca abandonadas em praias e ilhas de Florianópolis e transformá-las em bolsas levou a empresária Daniella Kolb a buscar apoio no Programa Nascer, que apoia o desenvolvimento de ideias inovadoras e ajuda a criar produtos, serviços ou processos, por meio de consultorias, mentorias e outras formas de qualificação. O objetivo é incorporar tecnologias aos setores estratégicos das diferentes regiões do estado, consolidando o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação em Santa Catarina.

O Nascer é uma iniciativa é do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI-SC) e da Fapesc, em parceria com o Sebrae-SC.

O projeto Repescar, idealizado por Daniella e desenvolvido com a parceria de Andréa Naime, participa da quarta edição do programa, que a partir desta segunda-feira, 4, às 19 horas, dará início aos pitchs regionais. As apresentações encerram no dia 23 de março de 2024 e vão totalizar 17 eventos nos municípios polos: São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba, Videira, Blumenau, Jaraguá do Sul, Brusque, Florianópolis, São José, Araranguá, Rio do Sul, Itajaí, Joinville, além da Turma Extra Virtual e Turma Virtual.

Atualmente, 187 projetos participam do Nascer, envolvendo 354 pessoas. Dos 187 projetos, 49% são liderados por homens e 51% por mulheres como Daniella, que teve, no período de pandemia, a vontade de fazer algo diferente. Proprietária de uma marca de bolsas, ela conta que estava andando pela praia quando, literalmente, tropeçou em uma rede de pesca abandonada e teve uma ideia. “Em um período muito complexo da vida e do meu negócio, acabei tropeçando em uma rede de pesca e levei para casa para tentar fazer uma bolsa com ela. Procurei na internet para ver se encontrava alguém que reutilizava redes de pesca para fazer bolsas e não encontrei. Pensei então em fazer bolsas que envolveriam elementos da cultura local, como a pesca e a renda de bilro. Assim nasceu a ideia do Repescar, um projeto que pretende valorizar a nossa cultura e gerar renda”, afirma.

Segundo a empreendedora, os dados de poluição no mar são impactantes: de acordo com pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050 teremos mais lixo  que peixe no mar. “Isso é assustador! Comecei a pesquisar muito sobre o assunto e vi que precisava de ajuda. Montei uma equipe com mergulhadores profissionais e pescadores para fazer a busca pelas redes, indo das ilhas para a costa. Também buscamos na areia, fazemos uma triagem, separamos as redes de poliamida (nylon) e encaminhamos para uma empresa que transforma em micropartículas granuladas, que servirão de matéria prima para utensílios domésticos. Já as redes de polietileno são separadas para a reutilização em bolsas feitas por esposas de pescadores, esponjas e outros produtos”, conta.

Daniella enfatiza que o projeto Repescar amadureceu muito após a participação no Programa Nascer. “Antes pensávamos de um jeito e ao longo dos encontros, fomos modificando nossa visão de negócio. Acredito que 80% do projeto mudou depois que entramos no Nascer. Conhecemos pessoas, trocamos experiências e aprendemos muito com as consultorias e mentorias”.

Super Pitch Day

Após a fase dos pitchs regionais, as 17 melhores propostas desenvolvidas ao longo do Programa Nascer 4, que devem estar inscritas até dia 25 de março no edital 01/2024 – De Credenciamento de Proponentes do Programa Nascer de Pré-incubação de Ideias Inovadoras para Participação no Super Pitch Day Fapesc/SCTI/Sebrae, participarão do um evento inédito, o Super Pitch Day. As ideias inovadoras poderão receber um total de até R$ 470 mil em subvenção econômica para alavancar os projetos. Os recursos serão repassados pelo Governo do Estado, por meio da Fapesc. O Super Pitch Day está previsto para abril, em Florianópolis.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support