Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Programa “Mulher Viver sem...

Programa “Mulher Viver sem Violência em Santa Catarina” será lançado em Ituporanga

A Coordenadoria Estadual da Mulher realiza neste domingo, 18, em Ituporanga, o lançamento do programa Mulher, Viver sem Violência em Santa Catarina. O evento ocorre das 9h às 16h, no Parque do Cerro Negro e conta com o apoio da prefeitura de Ituporanga e as secretarias de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Educação e Casa Civil.

Neste dia, a população feminina poderá participar das palestras, distribuição de material informativo e receber atendimento na unidade móvel do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para buscar vagas de trabalho e cursos de qualificação profissional.

Além disso, estarão disponíveis os dois ônibus do programa para atender as mulheres. Durante o evento, também será servido lanche às participantes e haverá apresentações culturais.

Os veículos do programa Mulher, Viver sem Violência, estão equipados com duas salas de atendimento, cozinha, acesso à internet, gerador próprio e acesso às pessoas com deficiência.

A coordenadora Estadual da Mulher, Jane Schmidt, destaca que, além dos serviços, o objetivo é o de levar informação às mulheres, principalmente àquelas que sofrem violência.

Para denunciar, é possível ligar para o número 180 – Centro de Atendimento à Mulher. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer lugar do Brasil.

“Precisamos enfrentar a questão da violência com informação às mulheres sobre os seus direitos e viabilizar condições para que elas mantenham a dignidade e possam exercer plenamente a cidadania”, afirma o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Jorge Teixeira.

Para o atendimento às mulheres que sofrem violência o Estado possui nove centros de referência nas cidades de Blumenau, Florianópolis, Chapecó, Joinville, Dionísio Cerqueira, Itajaí, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul e Rio do Sul. Nestes locais, as mulheres recebem informações sobre a rede de atendimento.

Abrigos
O Estado também possui seis casas de abrigos temporários em Blumenau, Florianópolis, Chapecó, Criciúma, Joinville e São José; 28 delegacias especializadas e 26 conselhos de direito da mulher.
Atualmente no Estado as mulheres vítimas de violência são atendidas nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Santa Catarina possui 86 Creas em 82 municípios.

Para os municípios que não possuem Creas, as mulheres podem ser atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). No Estado, há 342 CRAS em 270.

Neste ano, foram assinadas as ordens de serviço para a construção de 26 CRAS e quatro Creas, totalizando R$ 11 milhões de investimentos do Pacto pela Proteção Social.

Mulher Viver Sem Violência
Lançado em março de 2013 pelo governo federal, o programa Mulher, Viver sem Violência, intensifica esforços no enfrentamento à violência contra a mulher, articulando ações para facilitar o acesso das mulheres que sofreram agressões físicas e psicológicas a serviços públicos de segurança pública, justiça e saúde.

“O nosso propósito é a erradicação desse mal que é a violência contra a mulher em nossa sociedade. E a opção por levar as unidades móveis para o interior é justamente para auxiliar a mulher que tem menos acesso aos serviços públicos disponíveis geralmente nas áreas urbanas das cidades”, observa Jane Schmidt.

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}

Informações adicionais:
Adilson Turnes
Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ituporanga
imprensa@iup.sdr.sc.gov.br
(47) 3533-8722 / 8855-3558 / 9632-2277

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support