Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Programa Estadual de Sanidade...

Programa Estadual de Sanidade das Abelhas da Cidasc inicia plano de vigilância ativa contra o Pequeno Besouro das Colmeias

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas, iniciou em junho de 2024, o plano de vigilância ativa em apiários de Apis mellifera, com previsão de terminar em setembro.

O objetivo é observar a presença do Aethina tumida, conhecido como “Pequeno Besouro das Colmeias” (PBC).

A vigilância será executada com instalação, monitoramento e revisão de dois tipos de armadilhas: plástico corrugado 4 mm e armadilha do tipo Blaster, instaladas mensalmente e permanecendo nas colmeias entre 24 e 72 horas.

Durante a ação, serão realizadas reuniões nas associações dos apicultores dos municípios pertencentes ao Departamento Regional da Cidasc de Joinville: Araquari, Balneário Barra do Sul, Itapoá, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú, Schroeder e Garuva, com orientações sobre as doenças das abelhas de notificação obrigatória e de que forma as comunicações devem ser feitas, dando ênfase ao Pequeno Besouro das Colmeias.

Em caso de inexistência de associações no município, os apicultores serão orientados individualmente, reforçando sobre a obrigatoriedade de notificação da presença desta praga.

O médico-veterinário da Cidasc, Pedro Mansur Sesterhenn, responsável pela Coordenação Estadual de Sanidade Apícola (Cesap) do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal ( Dedsa) da Cidasc, explica este trabalho de vigilância feito pela Companhia:

SONORA

Santa Catarina não possui registros do Pequeno Besouro das Colmeias, o que torna importante a vigilância ativa nos apiários, bem como a instalação e revisão de armadilhas.

Em vários estados brasileiros, o besouro tem causado grandes danos às colmeias, e a prevenção é essencial para evitar prejuízos econômicos significativos para a atividade apícola e meliponícola.

A Cidasc ressalta que a notificação da presença do Pequeno Besouro das Colmeias é obrigatória. Isso significa que qualquer pessoa, seja apicultor, meliponicultor ou cidadão em geral, deve informar imediatamente às autoridades responsáveis caso suspeite ou observe a presença do Aethina tumida. As notificações devem ser encaminhadas à Cidasc.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support