Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Programa Estadual de Monitoramento...

Programa Estadual de Monitoramento e da Qualidade Higiênica e Sanitária de Alimentos é implantado na regional de Brusque

A Gerência de Saúde da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque realizou na terça-feira, dia 24 de março, a apresentação e implantação do Programa Estadual de Monitoramento e da Qualidade Higiênica e Sanitária de Alimentos (PEMQSA) para os oito municípios que fazem parte da regional.

O evento foi voltado aos secretários municipais de Saúde e aos fiscais da Vigilância Sanitária Municipal das cidades de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Tijucas e Major Gercino. Na oportunidade foram apresentadas as etapas do programa, bem como o seu funcionamento e o cronograma de análises previsto para serem realizados ao longo de 2015.

“A SDR Brusque será um elo entre a Diretoria Central da Vigilância e os municípios, já que a coleta próxima da indústria produtora permite um monitoramente mais adequado dos alimentos em determinada região”, explica o farmacêutico e bioquímico da Gerência de Saúde da SDR Brusque, Nilton Rosini.

Em funcionamento há sete anos em outras regiões do estado, o PEMQSA está sendo ampliado pela Diretoria da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, e a partir de agora contempla também os municípios da regional de Brusque. O programa tem como objetivo a fiscalização ativa dos alimentos dispostos no comércio e visa exclusivamente dar maior qualidade a esses alimentos para os catarinenses. Pelo monitoramento dos produtos é possível identificar inconformidades sanitárias que podem direcionar para ações de fiscalização nas unidades produtoras e, consequentemente, reduzir a exposição da população a algum tipo de risco.

Cronograma
Para a coleta das amostras dos alimentos nas cidades que pertencem a regional, um cronograma já foi elaborado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), com as datas previstas das coletas, de abril a dezembro. Serão realizadas, ao todo, 12 coletas de alimentos na regional de Brusque. Havendo a participação de todos os municípios, quatro deles farão duas coletas e os outros quatro farão apenas uma coleta.
“Temos que levar em conta que a nossa Saúde depende da Vigilância Sanitária, que inspeciona a água, alimentos, mediação, enfim, tudo o que consumimos. Estamos implantando esse programa agora para que possamos ter alimentos de melhor qualidade e, no futuro colhermos resultados melhores em relação a Saúde da nossa população. Trazer a Saúde para mais perto das pessoas e com qualidade sempre foi um pedido do Governador do Estado, Raimundo Colombo, bem como do nosso secretário Regional, Jones Bosio. E esse é mais um passo para melhorarmos a qualidade de vida da nossa população”, declarou na oportunidade a gerente de Saúde da SDR Brusque, Ivonir Z. Webster (Crespa).

Saiba mais
O programa também tem como objetivo monitorar as indústrias que produzem alimentos no estado e, com isso, as Vigilâncias Sanitárias podem incluir produtos de indústrias de seus municípios como uma forma de complementar a fiscalização por meio do monitoramento.
A execução consiste em coletas programadas, durante todo o ano, para pesquisa de diversos parâmetros indicadores de qualidade dos alimentos. A participação dos municípios é fundamental para o sucesso do programa e para melhorar a qualidade dos alimentos disponibilizados aos catarinenses.

{article Taiana Eberle – SDR Brusque – Assinatura}{text}{/article}