Programa do IMA que promove logística reversa de resíduos sólidos é destaque na região de Mafra
Foto: Divulgação/IMA
O Programa Penso, Logo Destino (PLD) idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado está em plena expansão e já conta com a adesão de mais de 100 municípios catarinenses. Provendo a etapa da logística reversa, que consiste no conjunto de procedimentos de coleta, reúso, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos, o PLD foi destaque na região de Mafra nas últimas semanas.
Em duas reuniões, sendo uma com a promotora de Justiça Dra. Nicole Lange de Almeida Pires e outra com o Prefeito de Mafra, Emerson Mass, a equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental do IMA (CODAM) de Mafra, apresentou o Programa Penso, Logo Destino, e entregou a minuta do Termo de Compromisso ao Prefeito e sua equipe para análise e possível adesão ao programa. Uma conversa sobre possibilidades de parcerias com o Ministério Público através da disponibilidade de coletores para implantação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) dos itens da Logística Reversa em municípios que já aderiram ao PLD também foi realizada.
“A Coordenadoria Regional do Meio Ambiente do IMA em Mafra, o Ministério Público e a Prefeitura Municipal são órgãos de defesa e garantia de direitos e juntos podem promover ações que buscam o fortalecimento da região nas questões ambientais, sociais e econômicas; sensibilizar e conscientizar as pessoas faz parte deste processo”, comenta a coordenadora da Codam de Mafra, Zenici Dreher Herbst.
O PLD promove a logística reversa de produtos como lâmpadas, pilhas, pneus e embalagens de agrotóxicos, eletroeletrônicos encaminhando-os para a reciclagem e o descarte adequado de uma série de produtos que podem conter, além de materiais reaproveitáveis, elementos nocivos para a saúde e para o meio ambiente.
Um dos objetivos do programa Penso, Logo Destino (PLD) é disseminar informações entre agentes públicos e população em geral a respeito das especificidades dos resíduos integrantes dos sistemas de logística reversa por meio de uma série de ações, incluindo a capacitação de 3 mil agentes multiplicadores (coordenadores, professores, agentes de saúde, comerciantes, entre outros).
O que é Logística Reversa?
A logística reversa, também conhecida como logística reversível ou inversa, consiste no conjunto de procedimentos de coleta, reúso, reciclagem e tratamento de resíduos gerados pelo consumo de diversos produtos. Fabricantes e comerciantes também são responsáveis pela destinação final dos resíduos pós-consumo.
O processo tem como objetivos a proteção do meio ambiente, geração de oportunidades de negócios, alavancar a sustentabilidade e redistribuir direitos e deveres sobre o gerenciamento dos resíduos urbanos. Além do mais, a reciclagem é uma aliada também na geração de empregos, na eficiência energética, na redução do impacto da poluição, na racionalização do uso da água e na preservação dos recursos naturais.
Sobre o Programa
O Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e já conta com a adesão de 149 municípios catarinenses. O PLD tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.
O PLD tem a meta de conquistar até 2024 a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.
A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.