Programa Defesa Civil na escola forma mais de 1.000 estudantes nesta semana
Nesta terça-feira, 05, em Itapema, foi realizada a formatura do Programa Defesa Civil na Escola, iniciativa implantada em 2017, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, Secretaria Estadual de Educação, IFC Camboriú e apoio do SICREDI Vale Litoral.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, foi representada pelo Secretário Cel. Armando Reis, Embaixador do PDCE e pelo Coordenador Regional de Defesa Civil de Itajaí e Embaixador Daniel Bazanella. Foram formados 651 estudantes, de 9 escolas municipais, com a participação efetiva de 9 professores e 23 turmas. No município de Itapema, todas as escolas que ofertam o 6º ou o 7º ano do ensino fundamental participam do Programa.
Defesa Civil na Escola. Agora os estudantes serão multiplicadores de conhecimento de redução de riscos e de desastres ajudando a comunidade a estar mais bem preparada para identificar riscos e se prevenir.
Parabenizamos o município, as escolas, os professores, direção e coordenação pedagógica, a defesa civil municipal e em especial, aos estudantes pelo comprometimento, dedicação e persistência demonstrado no decorrer deste ano. Com certeza, Itapema passa a ser um município mais resiliente e preparado e os estudantes auto protegidos.
O Secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina ficou encantado com a participação dos estudantes e afirmou: “O Programa Defesa Civil na Escola é reconhecido como um programa de referência na prevenção, redução e preparação de riscos e de desastres e os estudantes e professores, como protagonistas, tornam-se multiplicadores, expandindo essa ação para a comunidade, tornando-a mais segura.”
Além da formatura em Itapema, hoje, foram realizadas formaturas em Xanxerê, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Nova Veneza, Major Vieira, totalizando mais 1000 estudantes. É um movimento lindo, que demonstra o quanto a curricularização da temática de proteção e defesa civil faz diferença na vida dos estudantes.
Texto: Regina Panceri -Gerente de Pesquisa e Extensão da Defesa Civil SC.