Programa Defesa Civil na Escola forma 60 estudantes da EEB Fridolino Hülse de São Martinho
Fotos: Ricardo Trida/Secom
Cerca de 60 alunos do município de São Martinho, da Escola de Educação Básica Fridolino Hülse, formaram-se nesta segunda-feira, 27, no Programa Defesa Civil na Escola (PDCE), da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú (IFC-Camboriú). Pela primeira vez, o Auditório Bousai, localizado na sede da SDC, em Florianópolis, foi palco da cerimônia de formatura do Programa.
O secretário de Estado da Defesa Civil, Coronel Armando, parabenizou os estudantes. “Há 10 anos esse Programa era um projeto piloto com apenas três municípios participantes: Rio do Sul, Criciúma e Xanxerê. Nessas primeiras turmas havia 150 alunos participantes e 15 professores. Hoje, em 2023, já atingimos cerca de 39 mil alunos, e a nossa meta é chegarmos até 100 mil alunos e alcançar os 295 municípios do nosso estado”.
A celebração simboliza o rito de passagem e de conclusão do PDCE na vida dos estudantes. A partir de agora, eles serão multiplicadores de todo o conhecimento aprendido sobre proteção, autoproteção e defesa civil. “Ouvindo os depoimentos dos estudantes sobre as atividades realizadas e aprendizados obtidos, sobre como proceder diante de eventos extremos como calor intenso, frio intenso, deslizamentos, vendavais e ciclones, estiagem, entre outros, e percebendo o interesse e envolvimento com a renovação do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil, tem-se a certeza do quanto o Programa Defesa Civil na Escola gera protagonismo dos professores, estudantes e da escola. Estão, de fato, preparados para atuarem como multiplicadores, e com isto se confirma, que a redução de riscos começa na escola”, declarou Regina Panceri, coordenadora do PDCE.
Ao longo deste ano, os estudantes participaram ativamente, em diferentes disciplinas, de dinâmicas em sala de aula, palestras, saídas de campo, elaboração de vídeos e, esta capacitação conjunta, entre professores e estudantes, os prepara para serem multiplicadores, por meio do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (Nepdec), que visa incentivar a atuação de forma compartilhada e eficaz na prevenção e gestão de risco de desastres junto à comunidade e a Proteção e Defesa Civil do município.
Ainda, na ocasião, os alunos e professores conheceram a estrutura do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), incluindo o Centro Integrado de Operações – (CIOP), a Coordenadoria de Monitoramento e Alerta (COMAL), o Centro de Informação Pública, e demais áreas da Secretaria.
Com isso, tiveram a oportunidade de interagir com profissionais de várias áreas, onde conheceram suas funções, um pouco de cada trabalho exercido, tirar dúvidas, trocar ideias e aprender mais sobre prevenção e proteção, podendo, assim, levar o conhecimento para seus familiares, amigos e demais pessoas da região na qual fazem parte.
Texto escrito por:
Thuana Raimondi | ascom@defesacivil.sc.gov.br
Ana Debiasi | ascom.adm01@defesacivil.sc.gov.br