Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Programa de qualificação profissional...

Programa de qualificação profissional forma 1,5 mil alunos em SC

Mil e quinhentos alunos que concluíram os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na região da Grande Florianópolis se formam nesta quarta, 11, em Florianópolis. A solenidade de abertura será realizada no CentroSul a partir das 20h. O evento terá a participação do governador do Estado, Raimundo Colombo.

O governo do Estado aderiu ao Pronatec Brasil sem Miséria (BSM) em 2012. O programa é coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e em Santa Catarina a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) coordena a articulação entre os municípios e as unidades que oferecem a qualificação.

Por dois anos consecutivos, o Estado ocupa a segunda posição no país em matrículas em relação ao percentual de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Em 2012, foram 22 mil vagas e 19 mil inscritos em 245 municípios com R$ 31 milhões de investimentos do governo federal. Neste ano, foram 69 mil vagas, 39,8 mil matriculados em 284 municípios com investimentos de R$ 110 milhões.

“Os números são resultado do esforço do governo de Santa Catarina em priorizar a qualificação profissional para que tenhamos mão de obra preparada para o mercado de trabalho, considerando-se que o governo está em constante busca de empresas para se instalarem no Estado”, afirma o secretário da pasta, João José Candido da Silva.

O bom desempenho do Estado nos cursos do Pronatec já gerou resultado: emprego e renda. É o exemplo da empreendedora individual Amanda Carvalho Lopez, moradora de Palhoça.“Fiz o curso de webdesigner e abri minha empresa individual. O rendimento da empresa sustenta a mim e as minhas duas filhas. Estou terminando o curso de ilustradora e ainda quero fazer o de projeto gráfico”, comemora Amanda. O trabalho dela consiste em fazer a arte de cardápios de restaurantes e pizzarias, sites para internet, cartões de visitas, dentre outros.

 Muitos dos alunos que participam de um curso buscam outros para complementar a qualificação. É o caso de Miriam Diovana Vaz Pires, também de Palhoça. Ela conta que fez o curso de costura e agora trabalha numa pequena confecção em parceria com duas ex-alunas de turma num negócio próprio. No momento faz o curso de modelagem na Escola de Ofícios, em Palhoça, o segundo curso do Pronatec.

“O curso mudou tudo na minha vida. Eu estava sem emprego há um ano e agora trabalho por conta própria. Minha renda aumentou. Ainda estamos no começo, mas já estou comprando minha primeira máquina de costura”, afirma.

Projeção para 2014 – Para o ano que vem a previsão é de que os 295 municípios do Estado tenham aderido ao programa. A estimativa inicial é de 62 mil vagas, mas com perspectiva de alcançar 97 mil vagas até o final do próximo ano.

Entre os cursos mais procurados estão o de auxiliar administrativo, operador de computador, montador e reparador de computador, pedreiro, costureira, eletricista, vendedor, manicure e pedicure, mecânico de máquina de costura e recepcionista.

Os cursos destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, são gratuitos e incluem auxílio para o transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A participação não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal e a inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na Secretaria de Assistência Social dos municípios.

A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos. Em Santa Catarina os cursos são oferecidos por instituições como Senai, Senat, Senac, Senar, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC).

“Os cursos do Pronatec são fundamentais para que se reduza a falta de trabalhadores qualificados no mercado de trabalho. Além disso, teremos mais trabalhadores empregados, mais renda e mais inclusão social”, reforça o secretário João José Candido da Silva.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

Serviço:
O quê: Formatura dos alunos do Pronatec
Quando: 11 de dezembro.
Onde: Centro de Convenções de Florianópolis (Centrosul), localizado na Av. Governador Gustavo Richard, 850, a partir das 20h.

Informações adicionais para a imprensa
Luciane Lemos
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS)
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-0753
www.sst.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support