Programa de qualificação profissional forma 1,5 mil alunos em SC
Mil e quinhentos alunos que concluíram os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na região da Grande Florianópolis se formam nesta quarta, 11, em Florianópolis. A solenidade de abertura será realizada no CentroSul a partir das 20h. O evento terá a participação do governador do Estado, Raimundo Colombo.
O governo do Estado aderiu ao Pronatec Brasil sem Miséria (BSM) em 2012. O programa é coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e em Santa Catarina a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) coordena a articulação entre os municípios e as unidades que oferecem a qualificação.
Por dois anos consecutivos, o Estado ocupa a segunda posição no país em matrículas em relação ao percentual de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Em 2012, foram 22 mil vagas e 19 mil inscritos em 245 municípios com R$ 31 milhões de investimentos do governo federal. Neste ano, foram 69 mil vagas, 39,8 mil matriculados em 284 municípios com investimentos de R$ 110 milhões.
“Os números são resultado do esforço do governo de Santa Catarina em priorizar a qualificação profissional para que tenhamos mão de obra preparada para o mercado de trabalho, considerando-se que o governo está em constante busca de empresas para se instalarem no Estado”, afirma o secretário da pasta, João José Candido da Silva.
O bom desempenho do Estado nos cursos do Pronatec já gerou resultado: emprego e renda. É o exemplo da empreendedora individual Amanda Carvalho Lopez, moradora de Palhoça.“Fiz o curso de webdesigner e abri minha empresa individual. O rendimento da empresa sustenta a mim e as minhas duas filhas. Estou terminando o curso de ilustradora e ainda quero fazer o de projeto gráfico”, comemora Amanda. O trabalho dela consiste em fazer a arte de cardápios de restaurantes e pizzarias, sites para internet, cartões de visitas, dentre outros.
Muitos dos alunos que participam de um curso buscam outros para complementar a qualificação. É o caso de Miriam Diovana Vaz Pires, também de Palhoça. Ela conta que fez o curso de costura e agora trabalha numa pequena confecção em parceria com duas ex-alunas de turma num negócio próprio. No momento faz o curso de modelagem na Escola de Ofícios, em Palhoça, o segundo curso do Pronatec.
“O curso mudou tudo na minha vida. Eu estava sem emprego há um ano e agora trabalho por conta própria. Minha renda aumentou. Ainda estamos no começo, mas já estou comprando minha primeira máquina de costura”, afirma.
Projeção para 2014 – Para o ano que vem a previsão é de que os 295 municípios do Estado tenham aderido ao programa. A estimativa inicial é de 62 mil vagas, mas com perspectiva de alcançar 97 mil vagas até o final do próximo ano.
Entre os cursos mais procurados estão o de auxiliar administrativo, operador de computador, montador e reparador de computador, pedreiro, costureira, eletricista, vendedor, manicure e pedicure, mecânico de máquina de costura e recepcionista.
Os cursos destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, são gratuitos e incluem auxílio para o transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A participação não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal e a inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na Secretaria de Assistência Social dos municípios.
A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos. Em Santa Catarina os cursos são oferecidos por instituições como Senai, Senat, Senac, Senar, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC).
“Os cursos do Pronatec são fundamentais para que se reduza a falta de trabalhadores qualificados no mercado de trabalho. Além disso, teremos mais trabalhadores empregados, mais renda e mais inclusão social”, reforça o secretário João José Candido da Silva.
>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download
Serviço:
O quê: Formatura dos alunos do Pronatec
Quando: 11 de dezembro.
Onde: Centro de Convenções de Florianópolis (Centrosul), localizado na Av. Governador Gustavo Richard, 850, a partir das 20h.
Informações adicionais para a imprensa
Luciane Lemos
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS)
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-0753
www.sst.sc.gov.br