Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Programa de penas alternativas...

Programa de penas alternativas mostra redução na reincidência dos crimes

Estudo mostra que 98,41% dos cidadãos em conflito com a lei que foram beneficiados pelo programa Centrais de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) em 2010 não tiveram reincidência nos crimes. “Este é um número muito significativo para nós que lutamos pela ressocialização e pela reinserção na sociedade”, enfatiza a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada De Luca.

Foto: Denise Lacerda/SJC

Os resultados do programa foram apresentados e avaliados nesta terça-feira, 2, pela coordenação técnica do projeto. A Centrais de Penas e Medidas Alternativas é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), o Ministério Público (MP/SC) e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC).

O estudo também apresenta um perfil do autor de pequenas infrações, que são os beneficiados pela CPMA. São normalmente homens, solteiros, entre 21 e 30 anos de idade, natural de Santa Catarina,  com ensino fundamental incompleto, atividade informal e sendo o furto o principal delito.

Em apenas nove meses, a CPMA contabiliza 3.420 processos abertos, 1.338 encerrados e 2082 ativos. “São números muito importantes porque significam que mais de 2 mil autores de pequenos delitos, com penas que variam até quatro anos, como os furtos, o desacato e o peculato, deixaram de entrar no sistema penitenciário de Santa Catarina”, explica a coordenadora do CPMA estadual, Wanderlea Machado.

Santa Catarina tem atualmente seis centrais de penas alternativas, nos municípios de Florianópolis, São José, Joinville, Blumenau, Criciúma e Itajaí. Para 2013, está prevista a implantação de centrais nas comarcas de Lages e Chapecó.

A coordenação estadual acompanha e oferece suporte técnico a todas as centrais nos municípios, articulando e desenvolvendo reuniões com o Judiciário, prefeituras municipais e instituições.

“Estamos produzindo aqui uma nova cultura. É importante destacar a conquista da credibilidade do programa por parte do Judiciário porque a sociedade realmente passou a enxergar os beneficiários cumprindo suas penas. É uma experiência que merece nosso aplauso e nosso esforço”, enfatiza o coordenador-geral do Ministério Público, José Galvani Alberton. “Este projeto é um grande exemplo e modelo para o Estado”, complementa o promotor de Justiça, Onofre Agostini.

Além da secretária da Justiça, Ada Faraco De Luca;  da coordenadora da CPMA estadual, Wanderlea Machado; do Coordenador-Geral dos Centros de Apoio Operacional do Ministério Público, José Galvani Alberton; do coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público de Santa Catarina, promotor de justiça Onofre Agostini; participaram da reunião o juiz-corregedor do Tribunal de Justiça, Alexandre Takaschima; a Coordenadora da Execução Penal e da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Cepevid) do Tribunal de Justiça, desembargadora Salete Somariva; e o secretário-adjunto da SJC, Sady Beck Junior.

Informações adicionais
Denise Lacerda
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Telefone: (48) 9152-6934

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support