Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. Programa de Integridade do...

Programa de Integridade do Estado é destaque em seminário sobre gestão de projetos

O Programa de Integridade e Compliance do Governo do Estado (PIC) foi destaque no 2º Seminário de Gestão de Projetos de Governo (GOV Seminar), nesta terça-feira, 10, no teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. Coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), o PIC envolve todos os órgãos e entidades do Executivo catarinense e foi apresentado como uma boa prática de integração do setor público por meio da gestão de projetos.

O painel foi conduzido por Bruno Dornelas, especialista do Núcleo de Projetos da CGE (Nuproj-CGE). Participam como painelistas, a diretora e o gerente de Integridade e Compliance da CGE, Marisa Zikan e Carlos Petiz Junior, e a superintendente de Gestão Estratégica da Saúde, Janine Silveira dos Santos. Eles destacaram os principais desafios para a integração dos projetos.

Para Petiz, que coordenou a elaboração do PIC em 2022, cumprir o cronograma foi o maior desafio de integração do Programa com os Planos de Integridade dos 45 órgãos e entidades do Executivo. “Tivemos que lidar com muitas realidades diferentes. Mas o resultado é que temos um programa de integridade rodando pela primeira vez no Estado, com riscos trazidos à luz e sendo tratados”, reforçou Petiz. 

Marisa Zikan: imaturidade do órgão tanto em gestão de projetos quanto em integridade foi um dos desafios

A auditora Marisa Zikan falou sobre o desafio de construção do Plano de Integridade da própria CGE em paralelo à estruturação do núcleo de projetos do órgão. “Com a falta de maturidade tanto em gestão de projetos quanto em integridade e compliance, havia o risco de não darmos sequência aos trabalhos. Mas acredito que a transparência dada pelo Portal Projeta SC foi fundamental para os projetos não ficarem no caminho”, destacou. 

Para Janine dos Santos, o prazo curto – de pouco mais de um mês – foi um dos desafios da Secretaria da Saúde na elaboração do Plano de Integridade. “A gestão de projetos foi muito importante, temos uma diretoria de projetos que participou desde o início da construção do PIC. Hoje temos medidas já em tratamento e entendemos o PIC como um projeto contínuo, que seguirá com a revisão dos planos, com novos riscos e novas medidas de tratamento.  

Sobre o Gov Seminar – O evento é promovido pelo PMI-SC, representante em Santa Catarina do Project Management Institute, instituição internacional sem fins lucrativos que promove a gestão de projetos. O Gov Seminar foi idealizado para abordar a temática no setor público, de maneira a contribuir com a melhoria da maturidade em gestão de projetos, compartilhar boas práticas e aproximar servidores que atuam na área.

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cleia.schmitz@cge.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support