Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Programa de combate à...

Programa de combate à evasão escolar informatizado será lançado nesta sexta-feira

Para garantir o direito-dever de toda criança e adolescente de concluir a Educação Básica, o Ministério Público de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), promove, nesta sexta-feira, 6, no auditório da Procuradoria-Geral da Justiça, a partir das 9h, o lançamento do novo Programa Aviso por Infrequência de Aluno On-line (APOIA), um módulo incorporado ao Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (SISGESC) da SED. 

Trata-se de um programa de combate à evasão escolar, que tem como objetivo promover o regresso de crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos à escola, para que concluam a Educação Básica. Este programa irá atuar preventivamente no sentido de garantir a permanência dos alunos na escola e melhorar a qualidade de ensino, mediante o aperfeiçoamento das políticas públicas intersetoriais voltadas à educação.

Por meio do antigo programa, as escolas de Educação Básica da rede estadual, que ao constatar a infrequência do aluno com idade entre 4 a 17 anos, no período de cinco dias letivos consecutivos ou sete dias letivos alternados no período de um mês, faziam a notificação por um formulário físico.

Agora, com o novo programa, serão inseridos os dados do aluno no Sistema Apoia On-line, no qual serão tomadas todas as medidas cabíveis com o objetivo de fazê-lo retornar à escola. Caso não tenha êxito nas medidas, será encaminhado, via sistema on-line, ao Conselho Tutelar e, da mesma forma, não obtendo sucesso, será encaminhado para o Ministério Público. 

“O programa trará benefícios significativos, proporcionando agilidade no fluxo de encaminhamentos, com o objetivo de levantar dados referentes à evasão escolar, subsidiando a SED e o Ministério Público na elaboração e implementação de garantias de acesso e permanência de crianças e adolescentes”, destaca a coordenadora de Programas e Projetos de Prevenção da SED, Rosimari Koch Martins.

Ainda segundo Rosimari, o programa também permitirá visibilidade no acompanhamento dos procedimentos adotados pelos envolvidos a fim de sustentar ações assertivas de natureza interinstitucional – Educação, Conselho Tutelar e Ministério Público.

São parceiros: o Ministério Público, a União dos Dirigentes Municipais da Educação de Santa Catarina/UNDIME, a Federação Catarinense de Municípios, a Associação Catarinense de Conselheiros Municipais/ACCT, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino/SINEPE.

Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Educação  – SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 9-9980-3136
Site: www.sed.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support