ACN – Agência Catarinense de Notícias

  1. Início
  2. /
  3. Administração Prisional
  4. /
  5. Programa de apoio aos...

Programa de apoio aos servidores da SAP destaca importância do Setembro Amarelo

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa é lembrada durante todo o ano na Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP). Neste ano, a campanha Setembro Amarelo tem como lema “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações de sensibilização e conscientização sobre o tema estão sendo desenvolvidas nas regionais.

“Nesse sentido é fundamental o trabalho do Programa de Apoio aos Servidores (PAS) da SAP que se destina ao atendimento psicossocial de todos os funcionários que atuam nos sistemas prisional e socioeducativo catarinenses”, ressaltou o secretário da SAP, Carlos Alves.

De acordo com a secretária adjunta, Joana Mahfuz Vinici, não apenas neste mês de setembro, mas durante todo o ano é preciso trabalhar ativamente na conscientização do combate ao suicídio. “Nossa intenção é intensificar esforços na prevenção efetiva às circunstâncias que podem levar ao suicídio, pois esta é uma emergência médica e pode ser evitada por meio de tratamento multidisciplinar adequado”, afirmou a secretária.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, ocorreram no Brasil 112.230 mil mortes por suicídio. Houve um aumento de 43% nos casos registrados.

Neste cenário o trabalho desenvolvido pelo PAS é fundamental dentro da SAP, oferecendo ao servidor atendimento psicológico individual e familiar, orientações e encaminhamentos realizados por técnicos especializados, acompanhamento indireto em internação psiquiátrica e/ou hospital geral; apoio aos servidores rendidos em eventos como rebeliões ou em casos de dependência química de álcool e outras drogas, além de apoio social e psicológico em situações de funeral.

Vale lembrar que todos os contatos e atendimentos são mantidos em sigilo. Mais informações ao servidor podem ser acessadas pelos contatos do PAS pelos telefones (48) 99117-8996 e (48) 3664-5887 ou no e-mail psicologiapas@sap.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support