Programa da Udesc Ibirama capacita jovens em tecnologia por meio de ensino lúdico e robótica
O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vem desenvolvendo um programa para capacitar jovens do ensino fundamental e médio da região de Ibirama em tecnologia por meio do ensino lúdico e da robótica.
O coordenador da iniciativa, professor Fernando dos Santos, do curso de Engenharia de Software, destaca a importância do ensino de programação para jovens, tema abordado por revista de circulação nacional e que é o foco principal da ação desenvolvida pela Udesc Ibirama. “A robótica é uma aliada à programação na missão de desenvolver o raciocínio e habilidades lógicas”, diz o docente.
“A partir dela, pode-se fazer com que os programas ganhem vida, materializando-se na forma de robôs, que atuam no ambiente e executam em sua memória os programas desenvolvidos. Isto faz com que o jovem se sinta ainda mais motivado e dedicado em conhecer a programação”, acrescenta.
Como coordenador da ação de robótica, Santos afirma ter observado um elevado entusiasmo dos alunos das escolas de Ibirama que participam da ação da Udesc em aprender, desenvolver e programar robôs — motivação reforçada pela oportunidade em disputar a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada anualmente.
No ensino médio, os alunos já começam a programar o robô em linguagem Java, utilizada por empresas de desenvolvimento de sistemas, e após participarem do programa, já podem se candidatar a estágios em empresas de softwares da região.
O professor também ressalta que aprender a programar ajuda a desenvolver mais cedo o raciocínio e as habilidades de decisão cada vez mais exigidas no cotidiano e que há discussões na área de educação sobre incluir a programação como disciplina obrigatória no currículo escolar.
Cursos
O programa da Udesc Ibirama desenvolve três projetos. Um deles, “Aprendizado de Lógica Computacional de Forma Lúdica para Jovens”, coordenado pelo professor Pablo Schoeffel, realizou um curso com a participação de 18 alunos de três escolas do município em maio e junho. A ação ensinou lógica computacional com abordagens e ferramentas lúdicas.
A Escola de Educação Básica Eliseu Guilherme é um dos estabelecimentos que tem alunos participantes no programa da Udesc Ibirama. A diretora da unidade, Marília Bianchini de Sousa, elogia a iniciativa da universidade e diz que os estudantes demonstram entusiasmo pela robótica e pela boa evolução nos conhecimentos adquiridos.
Os alunos que concluem o curso ingressam em outro, coordenado pelo professor Geraldo Menegazzo Varela, no qual aprendem conceitos de linguagem de programação de forma divertida e com grau de complexidade moderada. Neste ano, o curso começará em agosto.
Após os dois cursos, os estudantes estarão habilitados a participar do terceiro, “Uso da Robótica de Forma Prática e Lúdica”, coordenado pelo professor Fernando dos Santos e com início marcado para outubro. Após a conclusão dos três cursos, os alunos saberão programar e elaborar robôs.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143