Programa Conecta da Polícia Científica de SC identifica corpo de homem desaparecido há quase 12 anos
A Polícia Científica de Santa Catarina, por meio do Programa Conecta, solucionou um caso que se estendia desde 2013.
Desaparecido em maio daquele ano, R.T. teve sua identidade atribuída a um corpo encontrado em estado avançado de decomposição, à época não identificado e não reclamado por familiares e que foi sepultado três meses depois.
A identificação foi resultado de uma análise meticulosa, sendo um marco para a elucidação de crimes e de casos de desaparecimento em Santa Catarina.
O Programa Conecta tem como objetivo localizar pessoas desaparecidas e identificar corpos de identidade indeterminada, utilizando tecnologia avançada e integrando bancos de dados genéticos, biométricos, odontológicos e antropológicos.
A Polícia Científica em Chapecó, ao revisar casos antigos de cadáveres não identificados que foram sepultados, constatou registros compatíveis com desaparecimentos no período e local, levando ao estabelecimento da hipótese de identificação.
A perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza, explica como funciona o programa Conecta e dá mais detalhes sobre o caso específico ocorrido em Chapecó:
SONORA