Programa Beija-flor da Secretaria da Agricultura e da Pesca instala dois telecentros de inclusão digital em Lindóia do Sul
Os Núcleos de Educação das comunidades Linha XV de Novembro e Linha Sertãozinho de Lindóia do Sul receberam, nesta quarta-feira (26), 20 computadores para instalação de dois telecentros do Programa Beija-flor da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Os telecentros são núcleos equipados com computadores e acesso à internet que funcionam como espaços de integração comunitária, aprendizagem, crescimento pessoal e mobilização social.
As ações do Programa de Inclusão Beija-flor são integradas ao SC Rural e levam às comunidades rurais novas perspectivas de acesso e disseminação do conhecimento com a implantação de telecentros e práticas de inclusão digital. O principal objetivo do Programa Beija-Flor é gerar aos agricultores e pescadores e à comunidade em geral, especialmente aos jovens, oportunidades de acesso a informações e conhecimentos através do uso de computadores conectados à Internet, ampliando as alternativas de atuação no mercado de trabalho, gerando renda e qualidade de vida, incentivando a formação de núcleos de debates sociais, promovendo e fortalecendo o exercício da cidadania nas comunidades rurais e pesqueiras.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, o Programa é uma importante ferramenta para incluir socialmente essas comunidades. “O Programa Beija-flor fornece o acesso às tecnologias da informação e comunicação aos agricultores e pescadores o que os incentiva a permanecerem no campo. Os telecentros são equipados com computadores e acesso à Internet e são instalados em locais públicos, como escolas, colônia de pescadores, bibliotecas públicas, associações de moradores, dentre outros”, explicou.
No período de 2011 a 2013, a Secretaria da Agricultura e da Pesca implantou 70 telecentros de inclusão digital. Atualmente há 111 unidades de inclusão digital funcionamento e a meta é que até 2016 o Programa esteja presente nos 295 municípios do estado. Para 2014 é previsto a instalação de 30 novos telecentros.
{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}