Programa do Governo do Estado agiliza processo de manutenção das escolas
O Pacto pela Educação, lançado pelo Governo do Estado, para garantir a oferta de condições materiais e humanas às escolas públicas, já vem dando bons resultados. Uma dessas ações é o Programa de Manutenção da Infraestrutura Escolar, que facilita a manutenção de pequenos reparos nas unidades escolares. A iniciativa proporciona maior autonomia aos diretores escolares para a solução dos problemas do cotidiano. Em 2013, foram investidos cerca de R$ 8 milhões.
Com o sistema, cada diretor abre a solicitação de manutenção que é analisada pela Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR), por meio da Gerência Regional de Educação (Gered), para liberação de recursos. “O trabalho será coordenado e monitorado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), desde a solicitação até a solução do problema”, afirma o diretor de Infraestrutura da SED, Sérgio Boebel.
O trabalho de manutenção é feito por empresas previamente selecionadas por meio de licitação. Uma única empresa será a responsável por todos os serviços, e cabe à SDR analisar a necessidade de dividir a licitação por lotes. A partir daí, a empresa está apta para efetuar o serviço necessário para manutenção escolar solicitado pelo diretor. “Se não fizermos a manutenção, o problema se agrava rapidamente e, consequentemente, precisará de reforma o que tem um custo bem mais alto e maior transtorno dentro da escola”, comenta Boebel.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, com este Programa, a SED espera solucionar rapidamente problemas estruturais e permitir que as unidades escolares não sofram com as ações do tempo. “Precisamos estar com as escolas em dia para aumentar a qualidade do ensino catarinense”, finaliza Deschamps.
Mais informações:
Coordenação: Edinéia Rauta – 8843-5084
Site: www.sed.sc.gov.br
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0161
Rua Antônio Luz, 111, Centro, Florianópolis