Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Profissionais da saúde recebem...

Profissionais da saúde recebem capacitação para aumentar prevenção de infecção com o vírus HIV

A Gerência Regional de Saúde (Gersa) Chapecó e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realizaram em parceria, nesta terça-feira, 10, capacitação sobre Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), que é uma forma de prevenção à infecção pelo HIV em pessoas que tiveram um possível contato recente com o vírus. Para isso são usados os medicamentos que fazem parte do coquetel aplicado no tratamento da Aids.

A programação realizada no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó contou com profissionais da área hospitalar, da atenção básica e vigilância epidemiológica dos 39 municípios que pertencem à gerência regional. Eles receberam informações sobre a atualização deste sistema, logística dos medicamentos e a necessidade de realizar as notificações do uso da PEP.

A coordenadora de DST/AIDS e Hepatites Virais da Gersa Chapecó, Marta Tochetto Primo, destaca que foram atualizadas informações sobre este tratamento que é direcionado para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus, seja em casos de exposição sexual, ocorrida em casos de violência sexual ou sexo sem camisinha, ou no caso de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados. “O objetivo é divulgar para os profissionais o direito que o paciente tem ao uso dos antirretrovirais, que diminuem os riscos da infecção”, afirma Marta. O Kit de medicamentos que faz parte do protocolo da PEP também foi alterado. “Solicitamos que cada hospital trouxesse o kit de antirretrovirais adulto para ser trocado”, destaca.

Segundo a médica Infectologista do SAE, Jéssica Tebaldi, a PEP é uma estratégia do Ministério da Saúde para reduzir o número de infecções pelo HIV, está disponível desde 1999 no SUS, e faz parte da Estratégia de Prevenção Combinada, lançada no ano passado também pelo Ministério da Saúde.  “Consiste no uso de medicamentos depois que a pessoa teve alguma exposição de risco ao HIV, para prevenir a infecção. A pessoa usa o medicamento por 28 dias, conforme os medicamentos padronizados e preconizados pelo Ministério da Saúde reduzindo o risco de infecção”, explica.

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Prefeitura de Chapecó, atende o município sede e mais 36 municípios da Regional de Saúde que estão pactuados, está indicado no atendimento de pessoas expostas ao vírus do HIV. “O SAE é referência para dispensação do antirretroviral, orientações e testagem”, afirma a coordenadora do SAE Vanise Putzel.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support