Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Profissionais da saúde participam...

Profissionais da saúde participam de capacitação sobre doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

A capacitação foi realizada pelo médico infectologista Dr. Hugo Noal

Médicos, enfermeiros e profissionais responsáveis pela Vigilância Epidemiológica dos 17 municípios que compreendem a área de abrangência da Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê, participaram de uma palestra referente às doenças transmitidas pelo mosquito vetor Aedes aegypti. O médico infectologista, Dr. Hugo Noal, falou sobre a dengue, zika vírus e chikungunya.

Conforme a supervisora regional do programa de controle da dengue e bióloga, Elizandra Schoenardie, a reunião teve o objetivo de chamar a atenção dos profissionais para que a partir de agora, com o aumento da temperatura, estejam atentos aos sintomas que podem estar associados às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.  “Existe uma dificuldade nos municípios para que seja feita a suspeita e o período correto para a coleta dos exames e comportamento das doenças e o diagnóstico. É fundamental que os profissionais já tenham este pensar diferente, quando da chegada de um paciente com febre, dor de cabeça, e outros sintomas característicos das doenças transmitidas pelo mosquito”, salienta Elizandra.

Elizandra explica que com o início do verão, a população de mosquitos deve aumentar e o alerta fica especialmente para os municípios que ainda estão infestados. “Estamos realizando a supervisão mensal e bimestral, de acordo com a necessidade, e repassando orientações tanto na parte de controle quanto vigilância epidemiológica. Estamos com frequência nos municípios para acompanhar o trabalho que vem sendo realizado no combate ao Aedes aegypti”.

Casos

Nos municípios que compreendem a área de abrangência da gerência de saúde da ADR de Xanxerê, ainda não há nenhum caso registrado tanto autóctone e nem importado. “O que temos são do último verão. Tivemos o município de Bom Jesus com epidemia e Xanxerê com 20 casos autóctones, mas todos do último verão. Nenhum caso recente”, enfatiza Elizandra.

Dia D

O dia nove de dezembro será marcado por ações de combate ao mosquito. Conforme Elizandra, os municípios estão programando um Dia D com diversas atividades. “É fundamental o apoio da população no combate ao mosquito vetor e do comprometimento dos municípios”, destaca.

Elizandra sinaliza que a principal dica é que cada morador realize a verificação do seu terreno, sua casa e arredores, pelo menos uma vez por semana, eliminando os possíveis criadouros. Além das residências, comércios também precisam estar atentos. É preciso verificar os locais em que a água pode acumular como potes, tampas, vasos de plantas, calhas, lajes, caixas d´água, vasilhas de animais e outros locais que possam servir para a proliferação do mosquito. 

 

Informação adicional paraa imprensa: 

Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 9804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere