Profissionais catarinenses discutem câncer de mama
Profissionais da área de oncologia reúnem-se nos dias 27 e 28 deste mês, na Assembleia Legislativa (Alesc) e no Hotel Blue Tree Towers, respectivamente, em Florianópolis, para participar do XVI Encontro Catarinense de Mastologia. O evento tem a participação da Escola Brasileira de Mastologia e Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Diagnóstico Precoce e Prevenção ao Câncer de Mama foi o tema escolhido para o encontro deste ano, que tem a coordenação do médico e chefe do Setor de Mastologia da Maternidade Carmela Dutra, Gilberto Crippa. O evento contará com a participação e palestras de especialistas na área. E será dividido em duas partes: na sexta-feira, na Alesc, o encontro estará aberto também ao público em geral. O objetivo é fornecer informações à população sobre a importância do diagnóstico precoce.
No sábado, no Hotel Blue Tree Towers, o evento está voltado exclusivamente aos profissionais da área, com a finalidade de sensibilizar as autoridades de saúde para que facilitem o acesso ao diagnóstico e propiciem educação continuada aos médicos que atuam na avaliação e no tratamento do câncer de mama.
Câncer de mama
Depois das doenças do aparelho circulatório, as neoplasias são a segunda maior causa de mortes entre as mulheres em Santa Catarina. Pesquisa realizada pela médica oncologista Ana Curi, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e que também participa do evento, revela que no período de 2000 a 2012, o Estado registrou 9.976 mortes relacionadas ao câncer. Desse total, 1.106 foram em decorrência do câncer de mama.
“Entre as mortes femininas por neoplasias malignas, a localização anatômica do tumor que apresentou maior ocorrência em todo o período analisado foi a mama, seguida do pulmão, traquéia e brônquios”, confirma Ana Curi.
|
|
Sexta-feira – 27/09/2013 – Assembleia Legislativa Módulo I Coordenador: Carlos Gilberto Crippa 13h30min às 14h – Abertura 14h às 14h20min – O Câncer de Mama no Brasil – Ruffo de Freitas Junior (GO) 14h20min às 14h40min – O Câncer de Mama em Santa Catarina – Ana Luiza de Lima Curi Hallal – Diretoria da Vigilância Epidemiológica / Secretaria da Saúde do Estado de SC 14h40min às 15h10min – Proposta das organizações para pacientes portadoras de câncer de mama – Leoni Margarida Simm – Presidente da AMUCC-SC 15h10min às 15h40min – O rastreamento do câncer de mama – Experiência de Barretos (SP), um modelo bem sucedido no Brasil – Raphael Luiz Haikel Junior (SP) Debatedores: Lilian Martinho Vaz – Presidente do Grupo Gama 16h30min – 17h – Intervalo Módulo II Coordenadora: Érica Elaine Traebert Simezo 17h às 17h30min – Por que identificar famílias de risco para o câncer de mama? – Patricia Ashton Prolla (RS) 17h30min às 18h – Debatedores: Ana Rosa de Oliveira – Ginecologista e Mastologista Sábado – 28/09/2013 – Hotel Blue Tree Towers Módulo III Coordenador: Dr. Luís Carlos Lins 8h15min às 8h45min – O risco histológico para câncer de mama – Filomena Marino Carvalho (SP) 8h45min às 9h45min – Risco genético para o câncer de mama. Quando indicar o teste para BRCA – Patricia Ashton Prolla (RS) 9h45min às 10h15min – Abordagem dos ovários nas pacientes portadoras de mutações de BRCA1/2 – Jesus Paula Carvalho (SP) 10h15min às 10h45min – Debatedores: Horácio Chikota – Patologista 10h45 às 11h15 – Intervalo Módulo IV Coordenador: Geraldo Antônio Cassol 11h15min às 12h – Ruffo de Freitas Junior (GO) – Endocrinoterapia na prevenção e no tratamento do câncer de mama 12h às 12h30min – A imagenologia mamária na programação da cirurgia da mama – Eduardo de Faria Castro Fleury (SP) 12h30min às 13h – Vídeo cirurgia: Reconstrução imediata da mama com prótese/ expansor – Dr. Eduardo Gonzáles (ARG) Debatedores: Bráulio Leal Fernandes – Mastologista 13h – Encerramento |