Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Profisco II: Santa Catarina...

Profisco II: Santa Catarina assina contrato de empréstimo de U$ 50 milhões junto ao BID

Foto: Divulgação, SEF/SC

O governador Jorginho Mello assinou o contrato que garante o empréstimo de US$ 50 milhões para o Estado de Santa Catarina junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Publicado no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 29, o documento também reúne as assinaturas do representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, e da procuradora da Fazenda Nacional Suely Dib de Souza e Silva. O valor emprestado será usado para financiar, de forma parcial, o Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Santa Catarina (Profisco II).

O principal objetivo do programa é contribuir para a sustentabilidade fiscal de Santa Catarina. Os recursos serão investidos em uma série de iniciativas e produtos voltados à melhoria da gestão fiscal e à qualificação do gasto público, como em melhorias do parque tecnológico (novos equipamentos, atualização de softwares) e no emprego de inteligência artificial.

Além da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), a Procuradoria-Geral do Estado, a Secretaria de Estado da Administração e a Controladoria-Geral do Estado também serão atendidas com projetos.

“É nosso compromisso simplificar a vida do cidadão catarinense, reduzindo a burocracia. Vamos melhorar a eficiência e a transparência”, disse o governador.

A linha de crédito vai permitir a modernização da gestão fiscal a partir de três frentes de execução. A primeira procura melhorar os instrumentos de gestão, modernizar a infraestrutura tecnológica e aumentar a transparência fiscal. A segunda é dedicada a simplificar as obrigações acessórias dos contribuintes, aumentar a eficiência da arrecadação e incrementar receitas públicas para financiar programas que atendam às necessidades da população. A terceira frente tem foco em melhorar a disciplina fiscal, aumentar a eficiência e a efetividade do gasto público.

“Estamos dando mais um passo importante para o futuro de Santa Catarina e que deixará um legado de gestão fiscal. Vamos melhorar os instrumentos de gestão, modernizar nossa infraestrutura tecnológica e simplificar as obrigações acessórias dos contribuintes, aumentando a arrecadação e financiando os programas destinados às necessidades da população”, destacou o secretário Cleverson Siewert (Fazenda).

Com a assinatura e publicação do contrato, o Governo de Santa Catarina deixa a fase de planejamento e avança para as etapas de execução do Profisco II. Entre outras providências, a chamada Missão de Arranque mobilizará todos os líderes de projetos junto ao BID para consolidar notas técnicas e atualizar termos de referência para futuras licitações. Os desembolsos ocorrerão ao longo de cinco anos, contados a partir da data de entrada em vigor do contrato de empréstimo.

Além dos U$ 50 milhões a serem financiados pelo BID, outros US$ 5,6 milhões serão provenientes de contrapartida estadual.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2509
ascom@sef.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEF

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support