Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Professores, técnicos e alunos...

Professores, técnicos e alunos da Udesc vão às urnas nesta quarta para escolher novos reitor e vice

A comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) escolherá os novos reitor e vice-reitor da instituição na eleição desta quarta-feira, 21, das 9h às 21h. Os locais com urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral já podem ser vistos em www.udesc.br/eleicao2015.

Duas chapas disputam a Reitoria da Udesc para a gestão 2016-2020: Chapa 10 – Udesc Por Tod@s>, de Marcus Tomasi para reitor e Leandro Zvirtes para vice; e Chapa 20 – Atitude Para Mudar. Unir Para Realizar, de Paulo Cassol para reitor e Oséias Pessoa para vice.

Antes de assinar a lista e votar, cada eleitor deverá se identificar com um documento de identidade oficial com foto junto à mesa eleitoral receptora.

Todas as regras da eleição estão disponíveis no edital, conforme a Resolução nº 022/2015 do Conselho Universitário (Consuni). O pleito, de voto direto e secreto, será formado pelo seguinte colégio eleitoral, estabelecido pelo artigo 70 do Estatuto da Udesc:

  • Professores que estejam em exercício do cargo de provimento efetivo;
  • Técnicos que estejam em exercício do cargo de provimento efetivo;
  • Alunos que estejam regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação e pós-graduação stricto sensu.

Além disso, poderão votar os servidores (professores e técnicos) que estiverem em licença-prêmio, licença-saúde, férias ou no gozo legal das prerrogativas abaixo relacionadas por estarem no efetivo exercício do cargo:

  • Frequência a cursos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado, doutorado e estágio pós-doutorado no País ou no exterior;
  • Exercício de funções como visitante em outras instituições de ensino ou pesquisa, nacionais ou estrangeiras, quando do interesse da Udesc;
  • Realização de estágios, pesquisas, participação em congressos e eventos semelhantes, quando do interesse da Udesc;
  • Exercício de cargo de provimento em comissão ou função de confiança nos governos federal, estaduais e municipais.

O edital da eleição não permite voto por procuração ou correspondência e tampouco admite voto cumulativo. Caso o eleitor integre mais de um segmento do colégio eleitoral, serão aplicados os seguintes critérios:

  • Professor e técnico: vota como professor;
  • Professor e aluno; vota como professor;
  • Professor, técnico e aluno: vota como professor;
  • Técnico e aluno: vota como técnico;
  • Aluno e aluno: vota na matrícula mais antiga.

Apuração e resultado

A apuração das urnas nos centros e na Reitoria será realizada por comissões escrutinadoras, cada uma com três membros indicados pela Comissão Eleitoral Central, e terá caráter público, iniciando a partir das 21h30 do dia da eleição.

O resultado será calculado de forma que os votos dos professores representem 50%; os dos técnicos, 25%; e os dos alunos, 25%. Computados os votos, será apurado o coeficiente eleitoral de cada candidato (confira como é feito o cálculo no artigo 48 do edital).

Depois do resultado final, a Comissão Eleitoral Central providenciará a lavratura da ata com relatório circunstanciado do processo eleitoral e encaminhará todo o material ao atual reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, para submissão à homologação do Consuni e, na sequência, ao governador do Estado, Raimundo Colombo, para fins de nomeação e posse, que ocorrerá em abril de 2016.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support