Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Professores participam do VI...

Professores participam do VI Grande Encontro Kaingang do Projeto Ação Saberes Indígenas

Foto: Acervo/Escola Indígena Cacique Karenh – Toldo Imbu

Na última semana, a Escola Indígena Cacique Karenh – Toldo Imbu, do município de Abelardo Luz, realizou o VI Grande Encontro Kaingang do Projeto Ação Saberes Indígenas. Durante dois dias, os professores das terras indígenas Toldo Imbu, T.I. Xapecó e T.I. Toldo Ximbang estiveram reunidos juntamente com os anciões para trocar experiências, trazer à memória a cultura dos antepassados e realizar apresentação de projetos desenvolvidos nas escolas.

O Projeto Saberes Indígenas contou com a participação de aproximadamente 170 professores. Essa é uma ação do Governo Federal, em parceria com a UFSC, que busca promover a formação continuada de professores indígenas, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais.

Altair Alves de Oliveira, coordenador pedagógico da EIEF Cacique Karenh, destacou a importância de reunir os professores para essa troca de informações. Segundo ele, foram dois dias de muito conhecimento, especialmente por envolver os anciões que relembraram a tradição da cultura indígena.“Foram desenvolvidas atividades em sala de aula e depois a campo. Essa ação é muito importante, pois faz esse resgate cultural que com o passar do tempo cai no esquecimento por conta dessa socialização de não índio com índio. Então é muito gratificante por ter fortalecido nossa cultura”, comenta Altair.

A professora do 1º ano da EIEF. Cacique Karenh, Janete Ferreira, desenvolveu o projeto Carijó, que resgata a colheita da erva-mate. Com a maquete foi possível demonstrar como os índios colhiam e secavam a erva para ser utilizada inclusive como remédio. Concomitantemente trabalhou o projeto sobre ervas medicinais. “As nossas crianças, e até mesmo os adolescentes, não sabiam como era feita a erva-mate que vemos hoje. Esse projeto é multidisciplinar e pode ser aplicado nas disciplinas de Ciências, Matemática, Português e eu trabalhei com as crianças a campo na qual eles plantaram as mudas, ensinei como cuidar de uma planta e eles gostaram muito. Esse projeto foi bom para conhecerem nossa cultura”, comenta a professora.

joomplu:39950

joomplu:39951

Carolina Debiasi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail:
sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 – 9.9115-2114 – 9.9914-2583 (WhatsApp)
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support