Professores da SDR Videira fazem intercâmbio na Itália
Nesta semana, o secretário de desenvolvimento regional, Dorival Borga, juntamente com a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, estiveram na Escola de Educação Básica Governador Bornhausen conhecendo os professores Silvano Abati e Fernanda Consoni, que participaram de um curso, por meio de um intercâmbio cultural, na cidade italiana de San Polo di Piave, na primeira quinzena de janeiro. Durante a visita, o secretário ressaltou a relevância da iniciativa dos professores.
“A busca por estas capacitações são essenciais para elevar o conhecimento profissional e aprimorar ainda mais as práticas a fim de que o trabalho com os alunos seja o mais completo possível. Parabenizamos os dois professores pela iniciativa e em especial toda a comunidade de Arroio Trinta que valoriza a cultura e as tradições italianas” afirmou Borga destacando que a cidade possui a maior herança cultural italiana da regional.
O intercâmbio dos professores foi possível por meio do Gemellaggio, um acordo selado entre a cidade catarinense de Arroio Trinta e a italiana de San Polo di Piave, que facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural.
Segundo os professores, a viagem de estudo surtiu efeito além do esperado, já que um projeto de intercâmbio entre alunos do Ensino Médio começa a se configurar. A ideia veio durante uma visita a uma escola de turismo e, as primeiras ações já estão sendo colocadas em prática. O diálogo virtual entre alunos já estará sendo implantado como estratégia de ensino no início do ano escolar. O objetivo maior é que, no próximo ano, se possa superar o intercâmbio virtual e ele venha a ser real, com a ida de alunos brasileiros para a Itália e, consequentemente, a vinda de jovens italianos para Arroio Trinta.
Para Renato Manenti, são projetos dessa natureza que tornam significativas as aprendizagens na escola, especialmente na formação integral dos alunos do Ensino Médio Inovador, que fazem da língua italiana a base de suas culturas. A gerente de educação, Rita de Cássia Soares, também valorizou a iniciativa. “Para a educação estadual esse é um importante passo dado, fruto do empenho e da dedicação de professores que fazem a diferença no âmbito escolar. Capacitações através de viagens de estudos são uma grande possibilidade de qualificar o conhecimento profissional e aprimorar ainda mais as práticas em sala de aula”, afirma.
O que é o Gemellaggio?
Gemellaggio é um pacto de fraternidade, que se oficializa através do reconhecimento das autoridades de um município tanto do Brasil quanto da Itália e do povo de uma cidade receber um município de outro País como cidade gêmea.