Professores estaduais de Joinville e região se reúnem para abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
A Gerência Regional de Educação (Gered) de Joinville reuniu os professores alfabetizadores para abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Educadores do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental participaram das discussões na tarde desta sexta, 4. Durante o seminário a doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rosânia Campos, palestrou aos docentes.
“O novo método é na perspectiva do letramento quando a criança domina a linguagem escrita, compreende o texto e consegue pensar sobre ele. Ela é incentivada a escrever com coerência e não apenas a escrever frases”, disse Rosânia. Para a doutora, a escola também precisa estimular a infância. “Deixar a imaginação fluir, o movimento e estimular a criatividade são necessários”.
Assegurar a alfabetização até oito anos de idade é o compromisso do Pnaic. “Hoje a criança aprende por ciclo e todos os currículos e disciplinas estão integrados para ela conseguir, até essa idade, compreender a escrita, ortografia, fluência da leitura e um texto”, explica a gerente de Educação, Dalila Rosa Leal. Na rede estadual de Santa Catarina o programa teve inicio em 2013 quando foi direcionada a alfabetização para língua portuguesa. No ano seguinte o foco foi para os números, operações, medidas, espaço e forma: a matemática. Neste ano os professores irão trabalhar as demais áreas do conhecimento.
Na região que a Gered de Joinville abrange, há 80 educadores e 3.600 crianças matriculadas no ciclo de alfabetização. Entre os desafios a serem superados estão a qualificação do profissional e a participação da família. “A família ainda tem certa dificuldade em participar. As crianças precisam de um acompanhamento em casa nesse período”, comentou a professora da rede estadual Regina Célia Neves. “O programa tem nos auxiliado bastante porque é uma formação continuada” completou.
{article Ana Paula Keller – SDR Joinville – Assinatura}{text}{/article}