Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Professores e alunos de...

Professores e alunos de Enfermagem da Udesc Oeste realizam testes de HIV em detentos de Chapecó

Professores e alunos de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fazem testes de HIV, vírus da imunodeficiência humana que causa a Aids, em detentos do Complexo Penitenciário de Chapecó desde novembro.

A atividade atende uma solicitação feita pela penitenciária ao Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste, que firmou, em seguida, convênio para os testes. A ação, que terminará na segunda-feira, 7, analisará, ao todo, as salivas coletadas de 500 detentos.

Segundo a chefe do Departamento de Enfermagem, professora Elisangela Zanatta, a administração do complexo e os detentos “estão sendo bastante acessíveis ao trabalho dos alunos e professores, o que facilita a realização dos testes”. Essa é a primeira vez que a Udesc Oeste promove a ação na penitenciária.

A professora informa também que propôs a possibilidade de os acadêmicos realizarem estágios no complexo, principalmente para atuar na área gerencial e nos cuidados com os detentos. “Alguns alunos já demonstraram interesse”, destaca.

Exame rápido

De acordo com Elisangela, a Aids é o estágio mais avançado do ataque ao sistema imunológico, “o que deixa a pessoa vulnerável a diversas doenças”. O diagnóstico dessa síndrome ou da infecção pelo HIV é realizado sobretudo pela detecção de anticorpos contra o vírus.

Ela lembra que, até pouco tempo, nas ocasiões em que a infecção ainda se encontrava em estágio inicial, os anticorpos somente podiam ser detectados por meio de análise sanguínea.

No entanto, o Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde passou a disponibilizar um teste rápido, que detecta os anticorpos contra o HIV por meio do fluido oral.

“Não existe vírus na saliva, apenas anticorpo. Por isso que o beijo não transmite Aids”, explica a docente da Udesc Oeste.

No teste rápido, é possível coletar a amostra e obter um resultado em até 30 minutos. Além disso, a execução, a leitura e a interpretação são faciais, e o resultado pode ser analisado a olho nu. “Ou seja, este teste pode ser executado em qualquer local”, ressalta Elisangela.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support