Professores de Educação Física são capacitados para novas modalidades
Professores de educação física das escolas estaduais e municipais da região de São Joaquim participam do Ciclo de aperfeiçoamento realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Joaquim em parceria com a Fesporte e a Guarany Esportes, fabricante dos kits esportivos junior, recebidos pelas escolas estaduais no primeiro semestre de 2015. Com a participação de 25 professores, o ciclo envolve seis etapas: basquetebol, voleibol, hóquei júnior, badminton, tênis junior e a devolutiva, com a apresentação de projetos aplicados com os alunos.
Realizado na EEB Ary de Souza Borges, em São Joaquim, cada etapa é de 16 horas/aula, com aulas teóricas e práticas, e depois disso, os professores levam para sua escola o conhecimento adquirido para ser aplicado com os alunos. Na última etapa, chamada de devolutiva, no dia 8 de novembro, serão apresentados todos os projetos desenvolvidos pelos professores. O ciclo iniciou no mês de maio, com o treinamento da modalidade basquetebol. Em junho, os professores se capacitaram no voleibol e hóquei junior.
Nesta segunda, 24, a modalidade abordada foi o badminton. Ministrado pela técnica Denise Befart Paludo, integrante da Confederação Internacional de badminton, ela explica que o badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo, no entanto, poucas pessoas conhecem este esporte. “É fundamental a massificação desta modalidade, e para os alunos, quanto mais vivência esportiva melhor. Há 23 anos como modalidade olímpica, o badminton integra os Jogos Olímpicos 2016, que acontecem no Rio de Janeiro.
A integradora de esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Miriam Carla Schlichting ressalta a importância de oportunizar a qualificação dos professores e a capacitação para a utilização dos kits esportivos adquiridos neste ano. “O curso proporciona novas possibilidades para o professor inovar em suas aulas e desta forma, favorece a participação e motivação dos alunos, além de contribuir para melhorar o desempenho escolar”, destaca.
A professora Gabriela Ghizoni Santos, de Urubici comenta a qualidade do curso. “Eu conhecia muito pouco o badminton, e agora adquiri conhecimento e poderei levar para as escolas. O interessante é que os kits esportivos podem ser adaptados com a idade e o local dos alunos e não é necessário ser realizado apenas em ginásio”, afirmou.
{article Elenise Melo Nunes – SDR São Joaquim – Assinatura}{text}{/article}