Professores da Regional de Quilombo estudam a Base Nacional Comum Curricular
Na quarta-feira, 21, os professores da rede estadual de ensino, juntamente com os professores da rede municipal, professores da Apae, da Casa Familiar Rural e representante da Unopar, dos seis municípios da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Quilombo, iniciaram os estudos da Base Nacional Comum Curricular (BNC), com o objetivo de analisar e elencar sugestões para a proposta elaborada. As atividades ocorrem instantaneamente em todos os municípios.
A supervisora de educação superior, Andréia Trevisol Orso, que coordenou as atividades juntamente com a supervisora de ensino, Olga Casagrande, destaca que a proposta tem por objetivo padronizar o currículo da educação básica, desde as séries iniciais até o ensino médio, em escolas públicas e privadas. “Com a Base Nacional Curricular, serão apresentados os principais pontos que precisam ser ensinados aos alunos nas áreas matemática, das linguagens e das ciências da natureza e humanas”.
Andréia também salienta que os estudos da BNC continuarão, com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar nas sugestões. “As sugestões elaboradas pelos grupos escolares podem ser individuais ou coletivas, que depois serão analisadas por uma comissão regional, para ser repassadas à comissão estadual. Após, serão filtradas e repassadas ao Ministério da Educação (MEC)”. As sugestões podem ser enviadas por meio do site www.basenacionalcomum.mec.gov.br, até o dia 15 de dezembro.
Base Nacional Comum Curricular
A Base Nacional Comum Curricular é um texto elaborado por 116 especialistas de 35 universidades, sob a coordenação do MEC, que busca a padronização de pelo menos 60% do currículo da educação básica. Além disso, os especialistas tiveram a preocupação de fazer com que o novo currículo dialogue com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), buscando uma abordagem mais interdisciplinar da compreensão dos conteúdos.
Detalhando o que precisa ser ensinado em Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza e Humanas nas escolas do País, está prevista na Constituição, na Lei de Bases da Educação e no Plano Nacional de Educação.
Os debates e propostas serão concentrados no portal http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. O Plano Nacional de Educação (PNE) determina que até junho de 2016 deva ser cumprida a meta de estabelecer uma “proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento”. A Base Nacional será apresentada como resposta a essa demanda.
{article Thaise Vanessa Guidini – SDR Quilombo – Assinatura}{text}{/article}