Professores da região Oeste participam de seminário regional do PNAIC em Chapecó
Cerca de mil e 500 professores alfabetizadores participaram do encontro de encerramento das atividades de 2014 do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. O seminário regional foi realizado no Salão Nobre do Centro de Cultura e Eventos de Chapecó na terça-feira, 28, e contou com palestras, oficinas e mostra pedagógica dos projetos desenvolvidos pelos profissionais das redes municipal e estadual de ensino em 82 municípios da região Oeste. O secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó Américo do Nascimento Jr. participou da abertura do seminário representando o Governo do Estado.
Apesar de este ter sido o último grande encontro do ano, as atividades de formação do Pnaic continuam até o final do ano letivo de 2014. De acordo com a coordenadora de Chapecó, Denise Dalmass, este ano a área de capacitação foi a matemática. “A disciplina foi trabalhada com o aluno para que pudesse perceber que a matemática faz parte da vida dele em questões diárias. Quando o aluno percebe isso de fato a aprendizagem acontece. Está sendo muito interessante ver os resultados dessa aplicação na sala de aula”, disse.
Para a professora alfabetizadora Luciana Maimumer, do município de São Carlos, foi possível aplicar os novos conhecimentos no dia a dia. “Conseguimos usar várias técnicas, como jogos, formas diferentes de estar trabalhando a matemática na sala de aula, o que ajudou bastante no cotidiano escolar. O professor precisa desse suporte pois nem sempre tem tempo para buscar fora novos conhecimentos e o projeto traz essa oportunidade”.
Conforme a Gerente Regional de Educação de Chapecó, Maria de Lurdes Sebben, os resultados chegam para alunos e professores. “O nosso grande objetivo na educação é que o processo de ensino aprendizagem aconteça e todo o conhecimento adquirido se aplica em sala de aula e traz o resultado para os professores e para os alunos que ficam mais animados em ensinar e aprender. Quem sai ganhando com esses momentos é o professor, que tem um momento para se capacitar, o aluno, que aprende mais e a própria comunidade escolar”, explicou.
Segundo a secretária de Educação de Chapecó e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina, Astrit Tozzo, “o programa vem a acrescentar ao trabalho que os profissionais desenvolvem nos seus municípios. Para que esse conhecimento seja repassado aos professores uma grande equipe de trabalho também estudou, participou de capacitação, cursos, para que pudesse ampliar o conhecimento dos alfabetizadores e em consequência, melhorar a qualidade da educação pública oferecida aos estudantes. A capacitação fortalece essa fase tão importante do processo ensino aprendizagem que é a alfabetização”, completou.
O Pnaic
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo formal entre Governo Federal, estados e municípios, a fim de firmar o compromisso de alfabetizar crianças nas séries inicias do Ensino Fundamental. Isso quer dizer que até os oito anos de idade as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, a fluência da leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. As ações apoiam-se na formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo, materiais didáticos e de apoio pedagógico, avaliações e gestão.