Professores da rede estadual participam do seminário Desafios atuais do povo Kaingang II
Professores da Rede Estadual de ensino da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Xanxerê participaram nesta segunda-feira, 20, de um seminário promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Unochapecó.
O seminário teve o objetivo de desencadear ações educativas para conhecer e valorizar a história e as culturas indígenas da região Oeste de Santa Catarina, além de apresentar e potencializar o conteúdo da obra literária “Joaquim Toco e seus amigos na Terra de Gãr: crônicas do cotidiano Kaingang”. O livro foi escrito pela professora Hilda Beatriz Dimitruk e pelo professor Leonel Piovezana e traduzido no dialeto Kaingangue.
A obra conta a história de Joaquim Toco e busca introduzir os leitores no mundo da atual geração de Kaingang. Através das aventuras de Joaquim Toco, o leitor é convidado a conhecer aspectos da vida cotidiana nas comunidades indígenas da região Oeste. Os livros que serão entregues para os alunos do 4º e 5º ano, contou com a colaboração da professora da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre que fica no município de Ipuaçu e pertence a Regional de Xanxerê.
Ana Paula explica que a obra é um alicerce para que a sociedade possa conhecer um pouco mais da história e cotidiano indígena. “Muitas vezes, até mesmo a própria mídia, acaba mostrando o indígena como o do Norte, que anda nu e que mora na selva. Hoje devido ao contato e ao grande impulso que tivemos, nós Kaingangues estamos mais em contato com a população não indigna do que qualquer um dos outros povos. Esse livro vai trazer este foco, especialmente fortalecendo que existe indígena no Oeste de Santa Catarina”, comenta Ana Paula.
O evento contou com a presença dos autores Hilda e Leonel, do Procurador da República Carlos Humberto Prola Júnior e integradores da Gerência Regional de Educação.
Janaína Mônica Mônego
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 9804-6060
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrxanxere