Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Professora de Xanxerê utiliza...

Professora de Xanxerê utiliza tartaruga como forma de auxílio na aprendizagem dos alunos

Professora Andreia levou para a sala de aula uma tartaruga que auxilia os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê

Em frente à sala de aula, uma tartaruga gigante e outras tantas tartaruguinhas pintadas e coladas na parede anunciam o assunto que está sendo tratado de forma interdisciplinar com os alunos do 3º ano, das séries iniciais.  

Esse curioso cenário próximo à sala da professora Andreia Manzoni Mariani, na Escola Joaquim Nabuco, em Xanxerê, já é um convite para aguçar a curiosidade e conhecer a causa de tanto sucesso entre os pequenos. Um dos seus grandes diferenciais é a forma original, descontraída e criativa de ensinar.

Lá dentro, a novidade é ainda mais expressiva. Andreia, junto com os alunos e os pais, construíram um habitat para a Jujuba, uma tartaruga tigre d’água que veio da reserva Romanetto, no Paraná. “Notei que os alunos estavam muito agitados e sem concentração. Desenvolvi um projeto com quelônios, ou seja, tartarugas. Eles pesquisaram, assistiram vídeos, aprenderam sobre elas e fizeram grandes descobertas”, explica.

Em todas as disciplinas, a Jujuba é utilizada como forma de relacionar o conhecimento de forma prática. Além disso, o comportamento dos alunos mudou já que os quelônios são calmos e precisam de tranquilidade. “Minha maior alegria é ver a felicidade nos olhos dos meus alunos. A vontade de aprender e a gratidão”, conta Andréia.

A vez da borboleta

Criatividade é a marca registrada de Andréia. Ano passado, a sala de aula contou com um borboletário. Os alunos acompanharam o crescimento da lagarta até se tornar uma linda borboleta. Eram os próprios alunos e seus pais que cuidavam da alimentação da lagarta. “Foi mágico quando os alunos presenciaram a transformação e o nascimento das borboletas. Foi como se tudo fizesse sentido para eles e eu senti que tinha cumprido o meu papel de educadora, pois consegui mostrar na prática para eles o que os livros apenas representam em fotos e palavras”, enfatiza.

Carreira

Alunos aprovam a didática da professora. Foto: Janaína Mônego/ADR XanxerêAndréia é professora há 22 anos. Natural de São Paulo, formada em Pedagogia e Letras, além do magistério, a professora adotou Santa Catarina como o estado do seu coração. Lecionou em escolas no município de Xaxim e, desde 2013, atua na Escola Joaquim Nabuco, em Xanxerê. “Neste tempo, vivi experiências fantásticas”, afirma.  

Na Joaquim Nabuco, Andréia leciona os alunos do 3º ano das séries iniciais, que adoram suas aulas. “O que eu mais gosto é quando ela faz a matemática divertida. Ela faz o doce e traz para a sala. Aí a gente estuda a matemática com os doces e, depois, come. Ela é muito legal”, conta a aluna Brenda Caroline Vaz, de 9 anos.

O diretor da escola, Giovani Vargas, comenta que Andréia é uma professora extremamente comprometida e dedicada aos alunos. “Ela procura criar um vínculo além dos alunos, com as famílias também, e ela mantém contato direto. Isso tem dado bons frutos para a nossa escola”, enfatizou.

A paixão pela profissão e pelos alunos é a grande motivação de Andréia para seguir firme como educadora. “Sou apaixonada pelos meus alunos, pois são minhas realizações. Cada sorriso, cada acerto e descobertas me levam ao êxtase”, finaliza a professora. 

Informações adicionais para a imprensa:
Janaína Mônica Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br 
Fone: (49) 3382-2019 / 99804-6060
Site: sc.gov.br/regionais/xanxere