Professora de Videira recebe o Prêmio Elpídio Barbosa
Com o objetivo de reconhecer iniciativas diferenciadas de professores que contribuem ao desenvolvimento da educação catarinense, o Prêmio Educador Elpídio Barbosa foi entregue a 22 docentes da rede estadual e duas organizações educacionais nesta segunda-feira, 22, em Florianópolis.
Foto Osvaldo Nocetti
A iniciativa, promovida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), homenageou pela primeira vez professores com medalhas e diplomas, pois nas edições anteriores somente as escolas e entidades eram prestigiadas.
Da regional de Videira a indicada para o prêmio foi a professora Janice Aparecida Vacari Ariotti, da EEB Josefina Caldeira de Andrade. “Toda essa caminhada é construída como grupo. Estendo esse prêmio a todos meus colegas de trabalho, alunos e comunidade escolar. Foi um momento gratificante, o que nos impulsiona a acreditar sempre que a educação é o melhor caminho”, disse Janice, que atua como professora há 31 anos.
Foto Dafnée Canello/SED
Na solenidade em Florianópolis, Janice esteve acompanhada da gerente de Educação de Videira, Rachel Calomeno Ribeiro. “Agradecemos a professora pelos relevantes serviços prestados pela educação de Santa Catarina e da nossa região, e parabenizamos pelo comprometimento e dedicação que tem com o trabalho”, disse Rachel.
Na oportunidade, a secretária de Estado da Educação, Simone Schramm, representou o governador Eduardo Pinho Moreira. A cerimônia também contou com a presença do presidente do CEE, Osvaldir Ramos, o vice-presidente Gildo Volpado, conselheiros da instituição e com apresentação do Coral Vozes de Santa Catarina, formado por 150 cantores
Inclusão, tecnologia, ações de incentivo ao esporte e que envolvam à família no ambiente escolar são algumas das iniciativas que ganharam destaque para os professores serem homenageados. Foi escolhido um docente de cada Regional pela comunidade escolar junto à Gerência Regional de Educação.
Sobre o prêmio
O Prêmio Elpídio Barbosa, criado em 1992, é uma homenagem ao educador e primeiro presidente do Conselho Estadual de Educação, Elpídio Barbosa, que desempenhou importante papel em diferentes áreas de ensino do governo de Santa Catarina.
Esta 25ª edição do Prêmio tem como objetivo homenagear professores da rede pública e instituições educacionais que contribuíram significativamente com o desenvolvimento da educação catarinense.
Professores homenageados
Suzi de Cougo Souto, Instituto Estadual de Educação, Florianópolis
Silvia Poliana Eccel , Coordenadoria da Grande Florianópolis
Celina Habold da Rosa, Regional de Araranguá
Ignês Sevegnani, Regional de Blumenau
Ivanilda dos Passos Petronílio Kantovick, Regional de Campos Novos
Marineuza Savaris, Regional de Chapecó
Clarice Terezinha Bernardi Marchesan, Regional de Concórdia
Miriam Berti Salvaro, Regional de Criciúma
Celso Menegussi, Regional de Curitibanos
Moacir Zandoná Pazine, Regional de Itajaí
José Dionísio Spézia, Regional de Jaraguá do Sul
Natalino Pertile, Regional de Joaçaba
Vili José Voltolini, Regional de Joinville
Tatiana Serena Oneda, Regional de Lages
João Vicente Wolfart, Regional de Maravilha
Luiz Paterno, Regional de Rio do Sul
Dirceu Antunes Costa, Regional de São Bento do Sul
Wilmar Conte, Regional de São Lourenço do Oeste
Ivo Lauro Dill, Regional de São Miguel do Oeste
Josué Monteiro, Regional de Tubarão
Janice Aparecida Vacari Ariotti, Regional de Videira
Lourdes Helena Locatelli, Regional de Xanxerê
Instituições
Casa da criança Morro da Penitenciária
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Santa Catarina (Sebrae)