Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Professora da rede estadual...

Professora da rede estadual de Joinville está entre as 50 melhores do país

Pela primeira vez uma professora da rede estadual de ensino da região Norte de SC foi indicada ao Prêmio Educador Nota 10. A docente de matemática Andreia Cristina Viliczinski, 37, da Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos, em Joinville, está entre as 50 melhores educadoras do Brasil. O projeto desenvolvido com os estudantes denominado África O Berço da Matemática rendeu a indicação disputada com 5.006 trabalhos de todo o país.

O resultado das 10 vencedoras no território nacional será informado por telefone a cada uma delas nesta sexta-feira, 4, pela Fundação Victor Civita, organizadora da condecoração. Depois, o resultado oficial dessa 20ª edição do será publicado oficialmente no site da instituição até a segunda-feira, 7. Andreia se formou em matemática no ano de 2007 pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Leciona há 10 anos, sendo cinco deles na EEM Celso Ramos, no Bucarein. O projeto foi desenvolvido com turma de 20 alunos do segundo ano do Ensino Médio Inovador.

“Recebi uma revista Scientific American que abordava a África como sendo o continente onde surgiu a matemática. Depois dei início à pesquisa e trabalhei com os estudantes os conceitos básicos e fomos além com a identificação das sequências numéricas, números primos, depois estudamos os jogos que deram origem ao xadrez, passamos pelas formas geométricas, ângulos, probabilidade e as notas musicais”, resume a professora Andreia.

joomplu:27769

As alunas Andreia Caroline Barbosa e Jéssica Aimee Nielsen, ambas de 17 anos, participaram dos estudos. “Foi possível quebrar a barreira e o medo que era aprender a matemática”, comenta Jéssica. Além disso, teve um trabalho de interdisciplinaridade realizada com as professoras e das disciplinas de português e geografia com estudo dos contos e da imigração africana.

Mais catarinenses indicados

Outras duas professores catarinenses também foram indicadas. De Joinville, a educadora da Escola Municipal Orestes Guimarães, Gislane do Amaral Freitag está na final com o projeto Alimentos, desperdício, hábitos, escolhas e Raquel Gullini, da Escola Municipal Professor Aluízius Sehnem, foi classificada c\om a iniciativa Explorando medidas além da sala de aula.

Na cidade de Brusque, o professor Thiago Alessandro Spiess foi indicado com o trabalho de línguas Abrindo as portas para o mundo, ele é da Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Knorring. De Lages, Uma Escola de Todos e para Todos também é destaque pela educadora Alexsandra de Oliveira Schlemper, da Escola Municipal de Educação Básica Izabel Thiesen Roseto.

De São Bento do Sul, no Planalto Norte, a professora Gislaine Carla Pilz Stoeberl foi indicada entre as 50 melhores com o trabalho A poesia dos sons, no Centro de Educação Infantil Tempo Mágico. E de Seara, a educadora Nair Schaefer Bedin, do Centro de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho desenvolveu Chuva Molhada.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail:
anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support